Atualidades+ Questões

by Danyel Willian | 09:20 in , , , |

Atualidades





Olá concurseiros e estudantes da área de informática, estou reservando postagens sobre algumas novidades que estão surgindo no mercado de tecnologia, para quem é da área de Tecnologia da Informação essas informações são relevantes.




Processadores intel


Assista Primeiro ao vídeo e depois leia as principais configurações, só lembrando que esses processadores já estão sendo cobrados em provas de concursos.
">
Intel Core i3
A família de processadores Intel® Core™ i3 com acelerador de mídia gráfica de alta definição Intel® proporciona uma nova arquitetura revolucionária para uma experiência computacional inigualável.
Este processador já vem equipado com o acelerador de mídia gráfica de alta definição Intel, um mecanismo de vídeo avançado que proporciona reprodução de vídeo de alta definição, estável e de alta qualidade, além de recursos avançados de 3D, proporcionando uma solução gráfica ideal para a computação do dia a dia.
Uma opção moderna para a casa e o escritório, o processador Intel Core i3 também apresenta a tecnologia Intel® Hyper-Threading¹, que habilita cada núcleo do processador a trabalhar com duas tarefas ao mesmo tempo, proporcionando o desempenho de que você necessita para multitarefa inteligente.
Informações sobre o produto
Velocidades de núcleo de 3,06 GHz e 2,93 GHz
Quatro segmentos de processamento
4 MB de cache inteligente Intel®
Dois canais de memória DDR3 de 1333 MHz

Recursos e benefícios

Processamento dual-core de 32 nm executa os dois núcleos independentes do processador em um único encapsulamento físico na mesma frequência.
Tecnologia Intel® Hyper-Threading proporciona dois segmentos de processamento por núcleo físico com um total de quatro segmentos para uma elevada taxa de transferência computacional. Esse processamento multitarefa em 4 vias permite que cada núcleo do processador trabalhe com duas tarefas ao mesmo tempo.
Cache inteligente Intel® é cache compartilhado alocado dinamicamente para cada núcleo do processador, de acordo com a carga de trabalho. Essa implementação dual-core otimizada eficiente, aumenta a probabilidade de cada núcleo acessar dados do cache rápido, reduzindo significativamente a latência dos dados utilizados com frequência e melhorando o desempenho.
Os gráficos de alta definição Intel® fornecem desempenho visual incrível proporcionando imagens mais nítidas, cores mais ricas e áudio e vídeos realistas.

Todos os processadores i3 incluem:


Processor Number = Número do processador
Cache = Cache Clock
Speed = Velocidade do clock
Bus speed = Barramento frontal
Number of Cores = Número de núcleos Intel®
Virtualization Technology = Tecnologia de virtualização
Intel® Intel® 64 = Intel® 64 Intel®
Trusted Execution Technology = Intel® Trusted Execution Technology
Intel® HD Graphics = Gráficos de alta definição Intel®







Intel Core i5
O processador Intel Core i5 automaticamente aloca maior potência onde ela é mais necessária.¹ Quer você esteja criando vídeos em alta definição, compondo música digital, editando fotos ou jogando os mais incríveis jogos de PC —com o processador Intel Core i5, é possível executar multitarefas com facilidade e ser mais produtivo do que nunca.
Especificações do processador:
O processador Intel® Core™ séries i5-700 e i5-600 com a tecnologia Intel® Turbo Boost
Quatro segmentos de processamento
Até 8 MB de cache inteligente Intel®
Intel® HD Graphics no processador Intel® Core™ série i5-600
2 canais de memória DDR3 de 1333 MHz

Recursos e benefícios

Processamento dual-core de 32 nm executa dois núcleos de processador independentes em um único encapsulamento físico na mesma frequência. Disponível no processador Intel® Core™ série i5-600.
A tecnologia Intel® Turbo Boost maximiza a velocidade para aplicativos exigentes, acelerando dinamicamente o desempenho de acordo com a sua carga de trabalho e oferece melhor desempenho quando você mais precisa.²
Tecnologia Intel® Hyper-Threading² proporciona dois segmentos de processamento por núcleo físico totalizando quatro segmentos com uma elevada taxa de transferência computacional. Esse processamento multitarefa em 4 vias permite que cada núcleo do processador trabalhe com duas tarefas ao mesmo tempo. Disponível no processador Intel® Core™ série i5-600.
Os gráficos de alta definição Intel® fornecem desempenho visual incrível proporcionando imagens mais nítidas, cores mais ricas e áudio e vídeos realistas. Disponível no processador Intel® Core™ série i5-600.
Controlador de memórias integradas permite dois canais de memória DDR3 de 1333 MHz de alta velocidade. Essa menor latência e a maior largura de banda da controladora de memória possibilita um desempenho incrível para os aplicativos com uso intenso de dados.
Cache Inteligente Intel® é um cache compartilhado dinamicamente e alocado para cada núcleo de processador, baseado na carga de trabalho. Essa implementação otimizada e eficiente aumenta a probabilidade de cada núcleo acessar dados do cache rápido, reduzindo significativamente a latência dos dados utilizados com frequência e melhorando o desempenho. Otimizado para os principais jogos com múltiplos processos do mercado.

Todos os processadores Intel® Core™ i5 incluem:

  • Tecnologia Intel® Turbo Boost
  • Tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®
  • Bit de desativação de execução°

processador Intel® Core™ i5-655K apresenta:

  • Overclocking ativado
Processor Number = Número do processador
Cache= Cache Clock
Speed = Velocidade do clock
Bus speed = Barramento frontal
Number of Cores = Número de núcleos Intel®
Virtualization Technology = Tecnologia de virtualização Intel®
Intel® 64 = Intel® 64 Intel®
Trusted Execution Technology = Intel® Trusted Execution Technology

Intel® HD Graphics = Gráficos de alta definição Intel®

Processador intel core i7
Com a tecnologia multi-core mais rápida e inteligente que aplica poder de processamento onde ele é mais necessário, os processadores Intel® Core™ i7 oferecem uma inovação revolucionária em desempenho de PC.
Esse processador oferece multitarefa de aplicativos mais rapidamente e libera uma criatividade incrível de mídia digital. E experimenta o desempenho máximo com a combinação da tecnologia Intel® Turbo Boost e da tecnologia Intel® Hyper-Threading (Tecnologia Intel® HT) que maximiza o desempenho para a sua carga de trabalho.
Informações sobre o produto
Velocidades principais de 3,06 GHz, 2,93 GHz e 2,66 GHz
8 threads de processamento com a tecnologia Intel® HT
8 MB de Cache inteligente Intel®
3 canais de memória DDR3 1066 MHz

Recursos e benefícios

O próximo nível de desempenho multi-core.

Os processadores Intel Core i7 oferecem uma inovação incrível em desempenho quad-core e contam com as mais avançadas tecnologias de processador:
A tecnologia Intel® Turbo Boost maximiza a velocidade para os aplicativos exigentes, acelerando dinamicamente o desempenho de modo a corresponder-se à demanda da carga de trabalho, isto é, mais desempenho onde ele é mais necessário.²
A tecnologia Intel® Hyper-Threading habilita os aplicativos altamente segmentados a produzir mais, trabalhando em paralelo. Com 8 threads disponíveis ao sistema operacional, a multitarefa tornou-se ainda mais fácil.³
O Cache inteligente avançado Intel® fornece um subsistema de cache de alto desempenho mais eficiente. Otimizado para os jogos de múltiplos processos líderes do mercado.
O Intel® QuickPath Interconnect é projetado para aumentar a largura de banda e diminuira latência. Ele pode alcançar velocidades de transferência de dados de até 25,6 GB/sec com o processador Extreme Edition.
A controladora de memória integrada capacita três canais de memória DDR3 de 1066 MHz que resulta em até 25,6 GB/sec de largura de banda de memória. Essa latência mais baixa e largura de banda mais alta da controladora de memória proporcionam um desempenho surpreendente para os aplicativos de uso intenso de dados.
O Intel® HD Boost melhora significantemente uma ampla faixa de multimídia e aplicativos de uso intenso de computação. As instruções de 128 bits SSE são emitidas a uma taxa de transferência de um por ciclo do clock, o que permite um novo nível de eficiência de processamento com aplicativos otimizados para SSE4

Todos os processadores Intel® Core™ i7 incluem:

  • Tecnologia Intel® Turbo Boost♦
  • Tecnologia Enhanced Intel SpeedStep®

Todos os processadores Intel® Core™ i7 série 900 oferecem:

Soquete tipo LGA1366

Todos os processadores Intel® Core™ i7 série 800 oferecem:

Soquete tipo LGA1156

O processador Intel® Core™ i7-875K apresenta:




  • Overcloking ativado


As referências foram tiradas do sítio da intel http://www.intel.com/
foram feitas algumas modificações, não obstante, não prejudicam o sentido do texto.


Processadores AMD



Processadores AMD Phenom™ II
Esse processador traz benefícios imbatíveis com múltiplos núcleos. Eles oferecem a melhor experiência visual para entretenimento de alta definição, desempenho avançado em multitarefa e inovações de economia de energia, proporcionando máquinas menores e mais refrigeradas, com uso eficiente da energia.

Recursos e benefícios

Uma experiência mais rápida e suave, mesmo com a execução de aplicativos complexos, graças à tecnologia de múltiplos núcleos nativa.
Tecnologia de múltiplos núcleos
Desempenho dimensionado para economizar energia do PC com a Tecnologia HyperTransport® 3.0
Ouça música e não seu PC com a Tecnologia Cool’n’Quiet
Impeça a disseminação de determinados vírus e fortaleça a integridade da sua rede com a Proteção Avançada contra Vírus (EVP)*

Os Processadores AMD Phenom ganham velocidade nas tarefas por já possuírem a tecnologia da próxima geração que são processadores com quatro núcleos, conseguem dessa forma rodar qualquer tarefa mesmo que exigente.

AMD Phenom ™ II Principais características arquitetônicas:

A indústria da primeira Quad core verdadeiro processador x86

True quad-core e core triplo projetado desde o início para melhor comunicação entre os núcleos.

BENEFÍCIO: os núcleos podem se comunicar na pastilha em vez de pacote para um melhor desempenho

AMD64 com Arquitetura de Conexão Direta

Ajuda a melhorar o desempenho e a eficiência do sistema ao conectar diretamente os processadores, o controlador de memória e I / O à CPU.

Projetado para permitir simultânea de 32 - e computação de 64 bits

Controlador de memória integrado

Benefícios: Aumenta o desempenho do aplicativo, reduzindo drasticamente a latência de memória

Escalas de banda de memória e desempenho para corresponder às necessidades de computação

Tecnologia HyperTransport ™ fornece até 16.0GB / s de largura de banda máxima por processador, reduzindo gargalos de I / O

Até 37GB / s de largura de banda total fornecida do processador ao sistema (barramento HyperTransport + barramento da memória)

Balanced Smart Cache da AMD

Cache L3 compartilhado (ou 6 MB ou 4MB)

512K de cache L2 por núcleo

BENEFÍCIO: acesso mais rápido aos dados altamente acessados para um melhor desempenho.

AMD Accelerator Ponto Flutuante

128-bit unidade de ponto flutuante (FPU)

Alta performance (128bit caminho de dados interno) unidade de ponto flutuante por núcleo.

BENEFÍCIO: caminhos de dados maiores e mais rápidos cálculos de ponto flutuante para um melhor desempenho.

A tecnologia HyperTransport ™

Um link de 16 bits com até 4000MT / s

Até 8,0 GB / s HyperTransport ™ I / O de largura de banda; Até 16 GB / s em modo HyperTransport Generation 3.0

Até 37GB / s de largura de banda total fornecida do processador ao sistema (barramento HyperTransport + barramento da memória)

Benefício: acesso mais rápido sistema de I / O para um melhor desempenho.
Controlador de DRAM integrado com memória AMD Optimizer Technology

A alta largura de banda, o controlador de memória integrado de baixa latência
Suporta memória PC2-8500 (DDR2-1066); PC2-6400 (DDR2-800), PC2-5300 (DDR2-667), PC2-4200 (DDR2-533) ou PC2-3200 (DDR2-400) SDRAM unbuffered DIMMs - AM2 + Suporte para DIMMs não registrados até PC2 8500 (DDR2-1066MHz) e PC3 10600 (DDR3-1333MHz) - AM3

Até banda de memória 17.1GB / s para DDR2 e até 21GB / s de largura de banda de memória DDR3

Benefício: Rápido acesso à memória do sistema para um melhor desempenho.

AMD Virtualization ™ (AMD-V ™) com tecnologia Rapid Virtualization Indexing
Aprimoramentos no conjunto de funcionalidades concebidas para melhorar o desempenho, confiabilidade e segurança dos ambientes de virtualização existentes e futuros, possibilitando que os aplicativos virtualizados tenham acesso rápido e direto à sua memória alocada.

Benefício: ajuda o software de virtualização para rodar com mais segurança e eficiência, possibilitando uma melhor experiência ao lidar com sistemas virtuais
AMD PowerNow! ™ Technology (Tecnologia Cool'n'Quiet ™)
Recursos aprimorados de gerenciamento de energia que instantaneamente ajusta automaticamente e os estados de desempenho e recursos com base em requisitos de desempenho do processador para uma operação mais silenciosa e exigências de energia reduzido.

Benefício: Permite cooler e projetos de plataformas mais silencioso, proporcionando um desempenho extremamente eficiente e uso de energia.
Tecnologia AMD CoolCore ™

Reduz o consumo de energia do processador, desligando partes não-utilizadas do processador. Por exemplo, o controlador de memória pode desativar a lógica de gravação quando estiver lendo da memória, ajudando a reduzir a alimentação do sistema.

Funciona automaticamente, sem necessidade de drivers ou ativação no BIOS.
A energia pode ser ligada ou desligada dentro de um único ciclo de clock, poupando energia sem nenhum impacto no desempenho.

Benefício: Ajuda os usuários a obter desempenho mais eficiente, dinâmica ativando ou desativando partes do processador.

™ Dual Dynamic Power Management

Possibilita recursos mais detalhados de gerenciamento de energia para reduzir o consumo de energia do processador.

Planos de energia separados para os núcleos e o controlador de memória, para otimizar o consumo e o desempenho, criando mais oportunidades para economia de energia dentro dos núcleos e o controlador de memória.

Benefício: Ajuda a melhorar a eficiência da plataforma ao fornecer desempenho da memória sob demanda, permitindo ainda uma redução no consumo de energia do sistema

Processadores AMD Phenom™ X4 de quatro núcleos e AMD Phenom™ X3 de três núcleos para casa

Desenvolvidos desde o princípio para oferecer o verdadeiro desempenho de três e quatro núcleos, os processadores AMD Phenom™ trabalham com desenvoltura em multitarefa avançada, produtividade de negócios, design e modelagem visual avançadas, jogos radicais, e mídia digital e entretenimento visualmente arrebatadores.
Recursos e benefícios

Uma experiência mais rápida e suave, mesmo com a execução de aplicativos complexos, graças à tecnologia de múltiplos núcleos nativa.
Desempenho dimensionado para economizar energia do PC com a Tecnologia HyperTransport® 3.0
Ouça música e não seu PC com a Tecnologia Cool’n’Quiet
Impeça a disseminação de determinados vírus e fortaleça a integridade da sua rede com a Proteção Avançada contra Vírus (EVP)*

Principais características arquitetônicas da AMD Phenom ™ X3 Três Núcleos de Processadores
Características:
Processador da indústria de primeira verdadeira Triple-Core x86 True triple-core projetada desde o início para melhor comunicação entre os núcleos.

BENEFÍCIO: os núcleos podem se comunicar na pastilha em vez de pacote para um melhor desempenho.

AMD64 com Arquitetura de Conexão Direta
Ajuda a melhorar o desempenho e a eficiência do sistema ao conectar diretamente o controlador de memória e I / O à CPU.

Projetado para permitir simultânea de 32 - e computação de 64 bits

Controlador integrado de memória DDR2

Benefícios: Aumenta a performance do aplicativo, reduzindo a latência da memória
Escalas de banda de memória e desempenho para corresponder às necessidades de computação.

Tecnologia HyperTransport ™ fornece até 16.0GB / s de largura de banda máxima por processador - reduzindo gargalos de I / O
Até 33.1GB / s de largura de banda total fornecida do processador ao sistema (barramento HyperTransport + barramento da memória)

Balanced Smart Cache da AMD

Cache L3 compartilhado

Além do cache L2 por núcleo 512K até 2MB de cache L3 compartilhado por até 3 núcleos.

BENEFÍCIO: acesso mais rápido a dados acessados com muita para um melhor desempenho.

AMD Accelerator Ponto Flutuante

128-bit unidade de ponto flutuante (FPU)

Alta performance (128bit caminho de dados interno) unidade de ponto flutuante por núcleo.

BENEFÍCIO: caminhos de dados maiores para cálculos mais rápidos de ponto flutuante e melhor desempenho.

A tecnologia HyperTransport ™

Um link de 16 bits até 3600 MT / s

Até 8 0,0 GB / s HyperTransport ™ I / O bandwidth; até 16.0GB / s em modo HyperTransport Generation 3.0

Até 33.1GB / s de largura de banda total fornecida do processador ao sistema (barramento HyperTransport + barramento da memória)

Benefício: Acesso Rápido vezes aos recursos do sistema para um melhor desempenho.

Controlador de DRAM DDR2 integrado com memória AMD Optimizer Technology

A alta largura de banda, baixa latência do controlador de memória DDR2 integrado
Suporta memória PC2-8500 (DDR2-1066); PC2-6400 (DDR2-800), PC2-5300 (DDR2-667), PC2-4200 (DDR2-533) ou PC2-3200 (DDR2-400) SDRAM DIMMs unbuffered
Suporte para memória de 64 bits DDR2 SDRAM.

Até banda de memória 17.1GB / s

Benefício: Rápido acesso à memória do sistema para um melhor desempenho.
AMD Virtualization ™ (AMD-V ™) com tecnologia Rapid Virtualization Indexing
Aprimoramentos no conjunto de funcionalidades concebidas para melhorar o desempenho, confiabilidade e segurança dos ambientes de virtualização existentes e futuros, possibilitando que os aplicativos virtualizados tenham acesso rápido e direto à sua memória alocada.

Benefício: ajuda o software de virtualização para rodar com mais segurança e eficiência, possibilitando uma melhor experiência ao lidar com sistemas virtuais.

AMD PowerNow! ™ Technology (Tecnologia Cool'n'Quiet ™)

Recursos aprimorados de gerenciamento de energia que instantaneamente ajusta automaticamente e os estados de desempenho e recursos com base em requisitos de desempenho do processador para uma operação mais silenciosa e exigências de energia reduzido.

Benefício: Habilita a plataforma a projetos que gerem menos calor e ruído e desempenho eficiente uso da energia
.
Tecnologia AMD CoolCore ™

Reduz o consumo de energia do processador, desligando partes não-utilizadas do processador. Por exemplo, o controlador de memória pode desativar a lógica de gravação quando estiver lendo da memória, ajudando a reduzir a alimentação do sistema. Funciona automaticamente, sem necessidade de drivers ou ativação no BIOS. A energia pode ser ligada ou desligada dentro de um único ciclo de clock, gerando economia sem comprometer o desempenho.

Benefício: Ajuda os usuários a obter desempenho mais eficiente, dinâmica ativando ou desativando partes do processador.

™ Dual Dynamic Power Management

Possibilita recursos mais detalhados de gerenciamento de energia para reduzir o consumo de energia do processador. Planos de energia separados para os núcleos e o controlador de memória, para otimizar o consumo e o desempenho, criando mais oportunidades para economia de energia dentro dos núcleos e o controlador de memória.

Benefício: Ajuda a melhorar a eficiência da plataforma ao fornecer desempenho da memória sob demanda, permitindo ainda uma redução no consumo do sistema elétrico.

Principais características arquitetônicas de processadores AMD Phenom ™ X4 Quad-Core

Características:
Processador Quad Core x86
True quad-core projetada desde o início para melhor comunicação entre os núcleos.

BENEFÍCIO: os núcleos podem se comunicar na pastilha em vez de pacote para um melhor desempenho.
AMD64 com Arquitetura de Conexão Direta

Ajuda a melhorar o desempenho e a eficiência do sistema ao conectar diretamente o controlador de memória e I / O à CPU. Projetado para permitir simultânea de 32 - e computação de 64 bits

Controlador integrado de memória DDR2

Benefícios: Aumenta a performance do aplicativo, reduzindo a latência da memória
Escalas de banda de memória e desempenho para corresponder às necessidades de computação.

Tecnologia HyperTransport ™ fornece até 16.0GB / s de largura de banda máxima por processador, reduzindo gargalos de I / O

Até 33.1GB / s de largura de banda total fornecida do processador ao sistema (barramento HyperTransport + barramento da memória)

Balanced Smart Cache da AMD

Cache L3 compartilhado

Além do cache L2 por núcleo 512K até 2MB de cache L3 compartilhado por até 4 núcleos.

BENEFÍCIO: acesso mais rápido a dados acessados com muita para um melhor desempenho.

AMD Accelerator Ponto Flutuante

128-bit unidade de ponto flutuante (FPU)

Alta performance (128bit caminho de dados interno) unidade de ponto flutuante por núcleo.

BENEFÍCIO: caminhos de dados maiores para cálculos mais rápidos de ponto flutuante e melhor desempenho.

A tecnologia HyperTransport ™

Um link de 16 bits até 4000MT / s

Até 8.0 GB / s HyperTransport ™ I / O bandwidth; Até 16.0GB / s em modo HyperTransport Generation 3.0

Até 33.1GB / s de largura de banda total fornecida do processador ao sistema (barramento HyperTransport + barramento da memória)

Benefício: Acesso Rápido vezes aos recursos do sistema para um melhor desempenho.

Controlador de DRAM DDR2 integrado com memória AMD Optimizer Technology
A alta largura de banda, baixa latência do controlador de memória DDR2 integrado
Suporta memória PC2-8500 (DDR2-1066); PC2-6400 (DDR2-800), PC2-5300 (DDR2-667), PC2-4200 (DDR2-533) ou PC2-3200 (DDR2-400) SDRAM DIMMs unbuffered
Suporte para memória de 64 bits DDR2 SDRAM
Até banda de memória 17.1GB / s

Benefício: Rápido acesso à memória do sistema para um melhor desempenho.

AMD Virtualization ™ (AMD-V ™) com tecnologia Rapid Virtualization Indexing
Aprimoramentos no conjunto de funcionalidades concebidas para melhorar o desempenho, confiabilidade e segurança dos ambientes de virtualização existentes e futuros, possibilitando que os aplicativos virtualizados tenham acesso rápido e direto à sua memória alocada.

Benefício: ajuda o software de virtualização para rodar com mais segurança e eficiência, possibilitando uma melhor experiência ao lidar com sistemas virtuais

AMD PowerNow! ™ Technology (Tecnologia Cool'n'Quiet ™)

Recursos aprimorados de gerenciamento de energia que instantaneamente ajusta automaticamente e os estados de desempenho e recursos com base em requisitos de desempenho do processador para uma operação mais silenciosa e exigências de energia reduzido.

Benefício: Habilita a plataforma a projetos que gerem menos calor e ruído e desempenho eficiente uso da energia.

Tecnologia AMD CoolCore ™

Reduz o consumo de energia do processador, desligando partes não-utilizadas do processador. Por exemplo, o controlador de memória pode desativar a lógica de gravação quando estiver lendo da memória, ajudando a reduzir a alimentação do sistema. Funciona automaticamente, sem necessidade de drivers ou ativação no BIOS. A energia pode ser ligada ou desligada dentro de um único ciclo de clock, gerando economia sem comprometer a performance.

Benefício: Ajuda os usuários a obter desempenho mais eficiente, dinâmica ativando ou desativando partes do processador.

™ Dual Dynamic Power Management

Possibilita recursos mais detalhados de gerenciamento de energia para reduzir o consumo de energia do processador. Planos de energia separados para os núcleos e o controlador de memória, para otimizar o consumo e o desempenho, criando mais oportunidades para economia de energia dentro dos núcleos e o controlador de memória.

Benefício: Ajuda a melhorar a eficiência da plataforma ao fornecer desempenho da memória sob demanda, permitindo ainda uma redução no consumo de energia do sistema

Essa Matéria foi tirada do Site: http://www.amd.com/br/

O conteúdo foi traduzido e modificado, porém não apresenta prejuízo semântico.




Faça download da matéria abordada sobre processadores AMD:





Principais Conceitos dessa matéria


HyperTransport

HyperTransport é uma tecnologia que permite criar interconexões bidirecionais ponto a ponto de processadores com grande largura de banda, baixa latência e de maneira escalável. O padrão da tecnologia é aberto, sendo gerenciado e promovido por um consórcio de empresas denominado HyperTransport Consortium.[1] Esta tecnologia é utilizada pela AMD e pela Transmeta em seus processadores x86 e pela NVIDIA em seus chipsets.
HyperTransport é um barramento criado a partir dos processadores AMD64 socket 754 que faz a comunicação direta entre o processador e os demais dispositivos da placa mãe. Nas versões anteriores ao 754, os socketA(462), o chipset (principal chip da placa mãe) controlava o barramento de memória e outros componentes ao mesmo tempo; ao surgir o AMD64 foi criado um controle de barramento exclusivo aos outros componentes chamado de HyperTransport.
Posteriormente a mesma tecnologia foi mantida nos processadores seguintes que são os de socket939, AM2 e AM2+ (Phenom).

Thread (ciência da computação)

Linha de execução (em inglês: Thread), é uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente. O suporte à thread é fornecido pelo próprio sistema operacional (SO), no caso da linha de execução ao nível do núcleo (em inglês: Kernel-Level Thread (KLT)), ou implementada através de uma biblioteca de uma determinada linguagem, no caso de uma User-Level Thread (ULT).
Uma linha de execução permite que o usuário de programa, por exemplo, utilize uma funcionalidade do ambiente enquanto outras linhas de execução realizam outros cálculos e operações.
Em hardwares equipados com uma única CPU, cada linha de execução(Thread) é processada de forma aparentemente simultânea, pois a mudança entre uma linha e outra é feita de forma tão rápida que para o usuário isso está acontecendo paralelamente. Em hardwares com multiplos CPUs ou multi-cores as linhas de execução(Threads) podem ser realizadas realmente de forma simultânea;
Os sistemas que suportam apenas uma única linha de execução são chamados de monothread e aqueles sistemas que suportam múltiplas linhas de execução são chamados de multithread.

Multitarefa (Multithread)

Em computação, Multitarefa é a característica dos sistemas operativos que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas simultaneamente.
Esses conceitos foram tirados do site: http://pt.wikipedia.org/


Novo sistema operacional da Microsoft para celulares



Microsoft Windows Mobile 5.0 e 6.0

Conhecido anteriormente por Windows CE (ou Windows Compact Edition) o Windows Mobile é um sistema operacional super abrangente, que une as funções de estar com seu celular o tempo todo e poder trabalhar como se estivesse no seu escritório ou em casa, não deixando a desejar nos games, com uma gama quase que infinita de opções.
Segue abaixo alguns dos pacotes que constituem o Windows Mobile:
  • Microsoft Office Mobile: Com ele é possível visualizar e modificar textos no WORD, planilhas do EXCELL, e slides do POWERPOINT, ou seja, você trabalha enquanto usa seu celular, bem conveniente.
  • Microsoft Outlook Mobile: Os mais adeptos já devem estar acostumados com SMS, MMS, etc. Agora esqueça tudo isso e tenha seu próprio cliente de E-mail. Com ele você sincroniza os dados de forma mais organizada e mantém todos os dados seguros. Sincronize via Wi-fi.
  • Pocket MSN: Com tantos chats por aí para celular, o MSN não podia ficar de fora. Ele se integra junto aos serviços do Hotmail, podendo ler e-mail e batendo papo ao mesmo tempo.
  • Microsoft Internet Explorer Mobile: Como você já conhece, o Internet Explorer vem junto ao Windows. Nessa versão com um diferencial ele pode baixar o conteúdo para ser lido offline e pode otimizar a visão para se acoplar ao visor do seu SmartPhone.
  • Windows Media Player: Vídeos, músicas, filmes... tudo que o seu SmartPhone merece e muito mais, rádios on-line, sincronização com o seu PC, tudo isso faz parte da família WMP.






Os Campeões de Venda
A lista dos SmartPhones mais vendidos e uma breve descrição de cada um:
  • HTC Qtek A9100
  • Faixa de Preço: entre R$ 1000,00 a R$ 1650,00.
Principais Características:
  • Sistema Operacional: Windows Mobile 5.0 para Pocket PC
  • Peso: 150 gramas.
  • Dimensões: Altura 10,8 cm; Largura 5,8 cm; Espessura 2,3 cm.
  • Teclado alfanumérico QWERTY.
  • Softawares: Microsoft Office e Outlook Mobile.






  • Motorola Q GSM
  • Faixa de Preço: entre R$ 1.800,00 a R$ 2.500,00.
Principais Características:
  • Sistema Operacional: Windows Mobile 6.0 Standard
  • Peso: 115 gramas.
  • Dimensões: Altura 11,7 cm; Largura 6,4 cm; Espessura 1,2 cm.
  • Teclado alfanumérico QWERTY.
  • Softawares: Microsoft Office e Outlook Mobile, e visualização de arquivos PDF e ZIP.






  • Samsung i321n
  • Faixa de Preço: entre R$ 800,00 a R$ 1.100,00.
Principais Características:
  • Sistema Operacional: Windows Mobile 5.0 para SmartPhones.
  • Peso: 95 gramas.
  • Dimensões: Altura 11,1 cm; Largura 5,9 cm; Espessura 1,1 cm.
  • Teclado alfanumérico QWERTY.
  • Softawares: Microsoft Office e Outlook Mobile, Messenger e Media Player.




De acordo com o site PCMag, a Microsoft vai lançar outro sistema operacional móvel com o nome de Windows Embedded Handheld, ainda não tem muitas informações sobre o que será exatamente esse Windows.
“Nós próximos seis meses, vamos lançar um novo sistema operacional móvel chamado Windows Embedded Handheld, baseado na plataforma Windows Mobile 6.5… e no segundo semestre de 2011 lançaremos outra versão do Windows Embedded Handheld baseado na plataforma Windows Phone 7.” Disse Ballmer.
A Microsoft deixou bem claro que o Windows Phone 7 foi desenvolvido pensando no mercado pessoal e empresarial. Integração com SharePoint e melhor suporte ao Exchange, a Microsoft esta apostando muito no Windows Phone 7 no mundo corporativo. Entretanto a notícia de outro sistema operacional móvel é uma surpresa.
Anunciado junto com Motorola ES400. O Windows Embedded Handheld trabalhará com EDA (Enterprise Digital Assistant). EDAs são aparelhos especiais que suportam aplicativos especiais para negócios, capacidade push-to-scan e outras fortes características para o mundo corporativo.
Essa noticia esta sendo interpretada na web como uma estratégia para a Microsoft manter uma grande quota de participação no mercado dos sistemas operacionais móveis.

As informações citadas foram tiradas do sítios e serve meramente como fonte de divulgação e informação:

http://www.winbrasil.com.br/novo-sistema-operacional-da-microsoft-para-celulares/

http://guia.mercadolivre.com.br/guia-compra-celulares-windows-16813-VGP
Resolvi postar para os Senhores uma questão cobrada em concurso no ano de 2009.
2 • FCC - 2009 - TRE-PI - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação - Análise de Sistemas
Os processadores Intel que possuem 4 núcleos de processamento pertencem às famílias de modelos:
a) Core 2 Duo e Atom.
b) Pentium 4 e Core 2 Duo.
c) Core 2 Quad e Core i7.
d) Core 2 Duo e Core 2 Quad.
e) Pentium 4, Core 2 Duo e Core 2 Quad.
Essa Questão pode ser resolvida por critério de eliminação, O processador intel pentium 4 possui apenas um núcleo de processador, o Core 2 duo como o nome já diz é um processador com dois núcleos de processadores, logo ficariamos com a letra C que é Core 2 Quad( Quatro núcleos de Processadores) e Core i7 (O processador mais novo da intel, que possui também 4 núcleos de processadores).
LETRA C
Nessa Vídeo aula vemos a nova família de servidores da Intel que suporta até 1 Terabyte de memória RAM


">


Lançamento do Core i7 980X

Assista essa vídeo esse processador possui 6 núcleos de processadores físicas e através do recurso hypertreading é possível trabalhar como mais 6 núcleos virtuais totalizando 12 núcleos, é óbvio que essa beleza é utilizada mais para jogos de alta perfomance, criação de vídeos e outros softwares complexos.


">

Outras observações:

Este processador tem transistores que medem 32 nanômetros, ou seja: cada um dos elementos do chip mede menos que um vírus da gripe. É a nanotecnologia presente nos PCs da sua casa. Com eficácia 60% maior do que a geração anterior, este é, sem dúvida, o processador mais rápido do mundo no momento.

Discos com tecnologia SSD:

Os novos discos rígidos implementados com memórias e sem partes móveis já são utilizados por muitos fabricantes em seus notebooks comercializados no mercado.

Esta tecnologia, SSD – Solid State Drive, utiliza memórias para implementar o HD, não existindo partes móveis e consumindo pouca energia.

Veja esse vídeo sobre SSD e aprenda mais sobre essa nova tecnologia:


">

Dicas: Se a gente for pensar num acesso randômico à informação, a agulha do HD precisa ficar saindo do lugar e achando as trilhas de onde a informação está salva. O SSD não, ele acha isso tudo na própria memória flash, então a velocidade é infinitamente maior.

Em servidores, o uso de SSDs em raid pode aumentar em até 40 vezes a velocidade. O gasto de energia também é fator fundamental aqui. Eles consomem até 20 vezes menos. Isso é economia para a bateria do seu notebook e também na conta de luz do datacenter.

Não confundam o termo SSD com HD Externo, este utiliza a tecnologia USB 3.0 para armazenar arquivos.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios