terça-feira, 3 de agosto de 2010

Censo vai usar Smartphone da LG

Smartphone da LG




Nesse ano teremos uma vantagem nas entrevistas a população realizada pelo Censo(IBGE), os profissionais vão utilizar o Smartphone da phone da LG a fim de substituir as antigas planilhas de papel, os dados serão transmitidos ao sistema muito mais rápido que o método comum.





Chamados de PDA (Personal Digital Assistant), os aparelhos foram utilizados pela primeira vez na contagem da população e no Censo Agropecuário de 2007. Na ocasião, 70 mil aparelhos foram adquiridos pelo Governo.

Desta vez, 150 mil novos PDAs foram comprados por meio de um pregão digital realizado no site Comprasnet, o portal de compras do Governo.

O vencedor foi o consórcio formado pelas empresas Daruma/LG, que arrecadou 82 milhões de reais com a negociação.

Em troca, o grupo entregou os 150 smartphones modelo LG GM750 com as funções de telefonia e 3G bloqueadas, mas com GPS e Wi-Fi habilitados. Os aparelhos usam o Windows Mobile 6.5 como sistema operacional. Os outros 70 mil rodam o Windows Mobile 5.0.

A coleta das informações junto à população será 100% digital. Para garantir a sua confiabilidade, os dados serão criptografados.

“Com isso, nós esperamos aumentar a segurança das informações, reduzir o tempo das entrevistas e tornar mais fácil o envio e processo dos dados”, diz José Bevilaqua, coordenador de tecnologia do Censo 2010.

No total, 190 mil recenseadores e 30 mil coordenadores irão trabalhar no processo. O Censo 2010 começou no domingo (1) e vai até o dia 31 de outubro. O relatório final será apresentado no dia 27 de novembro.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/censo-vai-usar-smartphone-lg-03082010-15.shl
Acesse ao vídeo publicado pelo jornal Em Cima da Hora e saiba mais sobre essa tecnologia e como vai funcionar:


Nenhum comentário: