sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cloud Computing

Cloud Computing

No mundo da Informática somos cercados por diversos conceitos que teoricamente é difícil de explicar, mas usamos os serviços na prática todos os dias, seja em um serviço ou em qualquer outro lugar.
Através do vídeo aprenderemos o que significa Cloud Computing, aperte o play e acesse o vídeo.


">

Cloud Computing: mais fácil e acessível do que você imagina

Tecnologia que pode organizar e melhorar sua vida online não é tão cara ou complicada quanto parece Cloud Computing.
Você já deve ter ouvido falar bastante a respeito desse termo. Mas sabe o que significa?

"É uma nova forma de você oferecer TI para as empresas, tecnologia da informação para as empresas. Sem que elas tenham que comprar equipamentos para ela, comprar aplicativos. Ela tá utilizando esses recursosvindos da internet e um outro elemento importante do Cloud Computing é que as empresas vão estar pagando por esse serviço na medida em que elas usam. Ou seja, ele contrata, se usa pouco, ele paga pouco. Se ele usa muito, ele paga muito", explica Maurício Ruiz, diretor para o segmento corporativo da Intel Brasil.


O conceito pode até ser um pouco complicado mas, na prática, você sabe muito bem o que é isso. Imagine, por exemplo, o seu Gmail ou Hotmail. Você os acessa de qualquer lugar, certo? Pois é, todos os seus emails estão na chamada "nuvem", ou seja: hospedados em algum servidor, em algum lugar do mundo - você nem sabe onde. Só sabe que, sempre que precisar, conseguirá acessá-los rapidamente de qualquer computador. A ideia da computação na nuvem é trazer essa facilidade para todos os aspectos do seu dia-a-dia, e vai além. Você também não precisa se preocupar com a máquina, com a quantidade de memória, com a quantidade de espaço em disco... tudo isso é disponibilizado para você à medida em que você for precisando.

"Se você precisar de uma rede física hoje, se você precisar de mais uma máquina, você tem que encomendar com o seu fornecedor. Esperar entregar, pedir para alguém instalar, fazer todo um processo manual que demora muito. No mundo virtual, quando você vai para a Cloud, se você precisa de uma nova máquina, em três cliques você cria uma nova máquina. É instantâneo. Você não precisa se preocupar com toda essa parte física", diz Rafael Rosa, coordenador do produto cloud computing da Locaweb.

Mas aí você pensa: algo tão novo e moderno deve custar caro, certo? Mas, a ideia é exatamente oposta. Com a computação em nuvem, as aplicações se tornam muito mais fáceis e acessíveis para o usuário final. Empresas não precisam mais montar seus próprios datacenters. Pequenos comércios não precisam mais ter alguém exclusivo para cuidar da parte de TI. Tudo é cuidado pela empresa que hospeda o serviço. E você sabe que serviços são estes?

"A gente tem, por exemplo, soluções no meio de marketing. Tem que ter uma loja? Precisa divulgar esa loja. Precisa conversar com a sua base de clientes. Então a gente oferece uma solução de e-mail marketing para que esses empresários possam se comunicar com sua base de clientes, de propects. A gente oferece também uma solução de PABX virtual, que ajuda ele no atendimento dele. Oferece todas as funcionalidades que você teria nesse PABX avançado, em um equipamento em que você teria que gastar milhares de reais, só que, ao invés disso, você paga um custo mensal bem pequeno por ramal e tem tudo isso à disposição para configuração por internet. Você não depende de um técnico fazer as manutenções para você. Você mesmo pode operar. E tem toda a vantagem de usar a tecnologia VoIP aí que todo mundo tem usado." É o que diz Guilherme Mazzola, gerente de marketing da Locaweb.

fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/central_de_videos/cloud-computing-mais-facil-e-acessivel-do-que-voce-imagina/12844/m_intel

Nenhum comentário: