quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Empresas globais de TI lideram investimentos em marketing digital

De acordo com IDC, gastos em 2009 chegaram a 13% de toda a verba de marketing; display ads são a opção de mídia mais utilizada pelo setor.








As empresas globais de TI gastaram 13% de sua verba de marketing de 2009 em ações de marketing digital, mais que qualquer outro setor industrial. Essa é uma das revelações de pesquisa da IDC divulgada nesta quarta-feira (18/8) durante o Digital Age 2.0, conferência sobre novas mídias que ocorre no Sheraton WTC, em São Paulo (SP). O evento vai até amanhã (19/8).



“O setor de TI se destaca de outros setores em investimentos em marketing digital, em parte porque os grupos com os quais se relaciona têm tradicionalmente forte presença na Internet”, avalia o consultor responsável pela prática de aconselhamento a CMOs (Chief Marketing Officer), Alexandre Campos Silva.



Dentro de marketing digital, a área que mais recebe investimentos é a de display ads (23%), seguida de e-mail marketing (19%) e search ads (19%). Otimizações de motores de busca, ou SEO, ficaram com 7% e redes sociais, com 3%.



A IDC constatou não haver um padrão operacional entre grandes empresas de TI que investem em marketing digital. O número de agências contratadas, por exemplo, pode variar de quatro a 37. “Nas empresas globais, ao contrário do Brasil, as atividades de criação e de mídia são realizadas por empresas diferentes”, ressalta Silva.



Mas uma prática comum às grandes empresas de TI em relação a marketing digital é a remuneração por resultados: se superarem as metas, têm sua remuneração aumentada em 10%; se ficarem abaixo dela, sofrem redução de 10%. “Isso traz outro desafio: o de medir essas performances”, diz.



Para elaborar a pesquisa, a IDC ouviu CMOs de empresas globais com faturamento de 1 bilhão de dólares até mais de 50 bilhões de dólares.



Fonte:http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/08/18/empresas-globais-de-ti-lideram-investimentos-em-marketing-digital/

Nenhum comentário: