quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Links patrocinados são os novos alvos dos botnets

Segundo a Trend Micro, já existem redes controladas por crackers que “sequestram” o navegador e enviam o internauta para o anunciante, faturando em cada clique.




Os links patrocinados são os novos alvos dos botnets, redes de computadores controladas por crackers. Segundo a empresa de segurança Trend Micro, os cibercriminosos usam desta técnica para “seqüestrar” o navegador e direcionar o internauta para propagandas indesejadas, permitindo que eles faturem em cima de cada clique.


De acordo com a Trend, redes do gênero conseguem milhões de euros ao ano, sendo que cada uma pode controlar até 150 mil PCs para a prática, manipulando os resultados das buscas dos usuários. Mesmo que a vítima consiga escapar, os criminosos conseguem “recrutar” outros computadores para substituí-los. Uma pesquisa feita pela companhia indica que mais de dois milhões de máquinas foram infectadas este ano, sendo que este número pode duplicar até o final do ano.

A Trend Micro explica que os botnets em questão – também conhecidos como PCs zumbis – são formadas por mais de cem servidores no mundo inteiro e que os crackers que os controlam também os utilizam para a prática de outros crimes.
Em nossas aulas de segurança da informação, vimos que o nome dado a técnica de sequestar os navegadores,ou melhor, navegadores é o hijacker, mas caso a técnica envolva o envio de dados para outros computadores através do protocolo SMTP, pode ser considerado um Botnet e até mesmo um Worm.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/08/11/links-patrocinados-sao-os-novos-alvos-dos-botnets/ (O texto sofreu implementações)

Nenhum comentário: