segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Smartphones Inteligentes

Smartphones serão capazes de detectar problemas de visão



">

Lente que custa 1 dólar, trabalhando em conjunto com um aplicativo, executa a tarefa. Protótipo foi desenvolvido por brasileiro

Uma lente de 1 dólar, um smartphone qualquer, e dois minutos do seu tempo. Isso é tudo o que você precisa para saber qual o seu problema de visão. Um aplicativo para o telefone mostrará se você sofre de miopia, astigmatismo ou hipermetropia.

Batizado de projeto Netra, a intenção é tornar os exames oftalmológicos acessíveis a todos. No software utilizado na lente, o usuário vê duas linhas: uma vermelha e outra verde projetadas em diferentes ângulos. Sua missão é mover essa linhas com os botões do smartphone até que elas fiquem sobrepostas. Se o usuário não tiver problemas de visão, as linhas já estarão na posição correta. Mas se ele sofrer qualquer dificuldade, as linhas estarão separadas e caberá ao software identificar o problema e quantos graus o usuário necessitará para a correção.

A tecnologia, é claro, não substitui a análise mais detalhada de um especialista. Em todo caso, poderá servir de auxílio onde não houver os complexos aparelhos que estamos acostumados a encontrar nos consultórios oftalmológicos. E o bom é que o exame pode ser feito por qualquer pessoa, até mesmo pelo próprio paciente.

Desenvolvido pelo estudante brasileiro Vitor Pamplona, a invenção garantiu a ele o segundo lugar no MIT Ideas, competição de ideias inovadoras para o bem público realizada pelo Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos. Conhecido também como Eyephone, o dispositivo ainda precisa passar por testes antes de chegar ao mercado. A ideia é comercializar as lentes em lugares como África, Índia e Brasil, onde a assistência oftalmológica é cara e às vezes até inexistente.
Essa postagem foi tirada do site:
http://olhardigital.uol.com.br/jovem/central_de_videos/smartphones-serao-capazes-de-detectar-problemas-de-visao/13102

Nenhum comentário: