terça-feira, 7 de setembro de 2010

AMD anuncia próximos concorrentes da Intel




A fabricante de processadores AMD continua sua briga eterna com a Intel no certame dos processadores. E não é que parece mesmo uma luta de verdade? De um lado do ringue temos a Sandy Bridge e o Atom. Do outro, Bulldozer e Bobcat, as novidades da AMD.

Na arquitetura da Bulldozer, os núcleos são separados. Isso permite que mais núcleos estejam num único chip sem usar muito espaço, o que dispensa sua virtualização. Outra vantagem é o consumo compartilhado dos recursos do chip.
O processador mais robusto previsto pela fabricante, o Opteron, terá 16 núcleos com a tecnologia Bulldozer. A AMD afirmou também que até o fim do ano que vem chegará o Zambezi, o primeiro processador com a nova tecnologia para usuários comuns. Os modelos virão com quatro ou oito núcleos Bulldozer.



A tecnologia vem em versão reduzida para brigar com o Atom. O Bobcat promete um desempenho quase igual a um chip com a mesma capacidade, mas num espaço menor. Com um dual core de 86 bits, sua arquitetura também dispensa leituras desnecessárias dos dados, segundo a AMD. Isso tudo contribui para diminuir o consumo de energia.
O Bobcat já chega neste ano aos notebooks. Ainda não se sabe quais serão os modelos que carregarão os novos processadores da AMD. A especulação gira em torno de Dell, HP e Apple.

Nenhum comentário: