domingo, 12 de setembro de 2010

Android pode ser líder em 2014, diz Gartner




Divulgação
Android pode ser líder em 2014, diz Gartner
Segundo pesquisa do Gartner, o sistema do Google irá assumir o segundo lugar ainda em 2010 e daqui a quatro anos já ameaçará a liderança do Symbian


SÃO PAULO - Ainda neste ano, o Android assumirá o segundo lugar entre os principais sistemas operacionais móveis. Daqui a quatro anos, poderá chegar à liderança.

Segundo pesquisa do Gartner, o Symbian deverá fechar o ano com 40,1% do mercado, enquanto o Android irá assumir o segundo posto, com 17,7% de market share. A Research In Motion cairá para o terceiro lugar, com 17,5%, seguido pelo iOS, sistema operacional da Apple, com 15,4%.

Em 2009, o cenário era o seguinte: Symbian (46,9%), RIM (19,9%) e iOS (14,4%). O Android tinha uma modesta fatia do mercado: só 3,9%.

Em 2014, o Gartner prevê que o Symbian permaneça no topo, só que com uma vantagem bem menor em relação à plataforma do Google: terá 30,2% do mercado, contra 29,6% do sistema Android.

Com esses números, daqui a quatro anos, Symbian e Android responderão por 59,8% das vendas de dispositivos móveis.

O instituto de pesquisa espera que fabricantes como a Samsung coloquem no mercado muitos dispositivos com Android, ainda neste segundo semestre, o que irá ajudará o Android a ganhar ainda mais mercado.

Iniciativa semelhante deverá ser adotada por Sony Ericsson, LG e Motorola, o que, de acordo com o Gartner, fará do sistema operacional Android o maior entre todos nos Estados Unidos, até o fim do ano.

Nenhum comentário: