segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Locaweb diz que Red Hat proporcionou invasão


Locaweb diz que Red Hat proporcionou invasão
Servidores da empresa foram invadidos por cracker turco na sexta-feira


SÃO PAULO - Três dias após a invasão de um cracker nos servidores da Locaweb, clientes da empresa ainda reclamam dos serviços prestados.

Segundo o diretor de arte Daniel Canton, alguns dos sites que ele mantém na Locaweb voltaram, porém em versões antigas.


“Tenho 15 sites de clientes armazenadas no serviço. Alguns deles voltaram a partir de backups antigos. Porém as atualizações que tinha feito na sexta-feira foram perdidas”, aponta Canton, que é cliente da empresa há cerca de dez anos, segundo ele.


Cliente da empresa há 7 meses, a blogueira Daiana Grummt, 26, diz que desde sexta-feira não consegue atualizar seu blog. “ Não consigo ter nenhuma resposta, nem por telefone nem por internet e nem pelo chat”, aponta ela.


Daiana diz que pretende trocar de servidor. “Se eu não posso confiar na hospedagem do meu blog, o qual é a minha fonte de renda, não há porque eu continuar a trabalhando com eles. A assistência técnica de um serviço é fundamental para o cliente, coisa que a loca web não está tendo. Realmente isso é um absurdo”, afirma ela.


Cantom também reclama do atendimento prestado pela empresa. “É demorado e algumas solicitações não são respondidas. Quem trabalha com programação complexa frequentemente fica na mão”, afirma o diretor de arte.

Pesquisando pelo nome da empresa no Twitter, é comum encontrar outras queixas.


"Situação normalizada"

Procurada, a Locaweb afirmou que apenas “uma pequena parcela dos clientes que utilizam plataforma Linux foram atingidos.” Segundo a empresa, todos os serviços já foram restabelecidos.


Em relação às reclamações dos clientes e sobre falhas em seu sistema de e-mail (critica comummente postada no Twitter), a Locaweb alegou que atualmente administra “mais de 2,5 milhões de caixas postais de seus clientes e, mesmo se uma pequena fração desses clientes tiverem problemas, a repercussão é bastante grande. Para resolver essas questões, estamos trabalhando em diversas melhorias que irão solucionar os problemas reportados de forma definitiva.”


Sobre a invasão, a empresa diz que foi alvo de uma vulnerabilidade do sistema operacional Red Hat Linux, documentada emhttps://access.redhat.com/kb/docs/DOC-40265, para qual o fornecedor ainda não tem solução. A falha foi solucionada por uma equipe da empresa no sábado.


Venda para grupo norte-americano



Mesmo com a crise, o grupo Silver Lake anunciou hoje a compra uma parcela  minoritária da Locaweb. Detalhes financeiros da transação não foram relevados. A Silver Lake, sediada nos Estados Unidos, diz ser a maior investidora global de private equity em companhias de tecnologia da informação, com cerca de 14 bilhões de dólares alocados em gigantes de tecnologia incluindo Skype, Nasdaq OMX e Avaya.




Nenhum comentário: