segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Micro projetor usa lasers para formar imagem






Micro projetor usa lasers para formar imagem










SÃO PAULO - A Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na França, desenvolveu um projetor de bolso com uma cabeça de projeção de 1 cm³ e que utiliza lasers para gerar imagens.

A principal característica do projeto Lemoptix, que estará disponível para as empresas no próximo ano, é a de gerar imagens sempre em foco, mesmo com alteração de posição e distância do projetor, com uma resolução VGA (640 x 480 pixels) para uma distância mínima de 50 centímetros, o que resulta em uma tela de 15 polegadas. O Lemoptix tem 7 mm de espessura e gera imagens com intensidade de 10 lúmens.


A tecnologia utiliza três feixes de laser, referentes às cores verde, vermelho e azul, que são refletidos em espelhos MEMS, de sistema micro eletro-mecânico, com menos de 1 mm de espessura cada. Posicionados em um disco de silício, os espelhos refletem os lasers para formar a imagem que será projetada.


Além de ser pequeno, o dispositivo que pode ser utilizado em aparelhos celulares, oferece uma grande vantagem aos produtores, o preço. “Os micro componentes utilizados podem ser produzidos aos milhares, até dezenas de milhares em baixo custo”, afirma Nicolas Abelé, diretor técnico da start-up na EPFL.


Confira abaixo o vídeo do Lemoptix (em inglês):


Nenhum comentário: