segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Robô aprende a usar arco e flecha



Robô aprende a usar arco e flecha


SÃO PAULO – Um robô humanóide baseado em um projeto open source aprende sozinho a lançar flechas e acertar o alvo.
A invenção é de três pesquisadores do Instituto Italiano de Tecnologia

Dr. Petar Kormushev, Dr. Sylvain Calinon e Dr. Ryo Saegusa criaram um algoritmo de aprendizado chamado ARCHER (sigla em inglês para “Augmented Reward Chained Regression”).
Ele foi desenvolvido e otimizado especificamente para problemas como os de treinamento de arco-e-flecha, que necessitam de conhecimento prévio do ambiente para serem solucionados. No caso, atingir o centro do alvo representa a pontuação máxima.
Com esta informação inicial, o algoritmo estima os parâmetros com maior probabilidade de cumprir a tarefa. Sua vantagem sobre outros algoritmos de aprendizado é que ele usa muito feedback das informações.
Como o ARCHER é usado para coordenar o movimento das duas mãos, após cada tentativa, o processador de imagens reconhece automaticamente aonde a flecha atingiu o alvo e envia uma resposta ao algoritmo. Assim, da mesma forma que um ser humano, este robô consegue melhorar suas habilidade por tentativas bem e mal-sucedidas.
Os experimentos são feitos em um robô humanóide modelo 53-DOF chamado iCub, que faz parte de um projeto open source europeu .A altura d do robô é de 104cm, sendo a distância entre ele e o alvo de 3,5 metros.
pesquisa será apresentada em dezembro durante a conferência Humanoids 2010, nos Estados Unidos. 

Nenhum comentário: