quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Uso de web móvel no mundo dispara, diz Opera



HELSINQUE - O tráfego de dados móveis no mundo continuou a crescer em agosto,
aumentando a perspectiva de expansão na demanda por equipamentos de telecomunicações.


A produtora de browsers para Internet Opera Software informou nesta quinta-feira que o tráfego mundial de dados por seu navegador para dispositivos móveis cresceu 10 por cento em agosto sobre julho, o ritmo mais rápido em cinco meses.


Fabricantes de equipamentos para redes de telecomunicações como Nokia Siemens, Ericsson e Alcatel-Lucent, que sofreram nos últimos anos com as agressivas políticas de preços de rivais asiáticos, estão avaliando que o aumento no fluxo de dados pode levar a um incremento nas encomendas por equipamentos.


Enquanto isso, a crescente pressão sobre as redes das operadoras de telecomunicações está ajudando browsers como o Opera, que compacta até 90 por cento dos dados a serem transmitidos.


A Opera aumentou sua liderança em relação aos rivais mais próximos, iPhone, Nokia e BlackBerry, nas últimas semanas, passando a controlar 24,8 por cento do mercado em setembro, segundo a empresa de pesquisa StatCounter.


Os browsers para aparelhos BlackBerry, iPhone e da Nokia tem de 17 a 18 por cento do mercado.


A Opera tem 66,5 milhões de usuários do browser Opera Mini, que acessam a Internet por servidores da companhia, e que geraram 489 milhões de megabytes de fluxo de dados para operadoras no mundo todo no mês passado.

Nenhum comentário: