terça-feira, 7 de setembro de 2010

ViewPad 100 é tablet dual boot



Não é por que os tablets são apenas computadores de mão que precisam se contentar com apenas um sistema operacional. À moda dos desktops, o tablet dual boot ViewPad 100, da empresa americana ViewSonic, roda tanto Windows quanto Android.

O Windows certamente não está com tudo no mercado de tablets, mas existem software corporativos ausentes em outras plataformas. Já o Android está mais divertido e cada vez mais bem adaptado para os tablets. Por isso, o ViewPad 100 irá rodar tanto o Windows 7 Home Premium quanto o Android, na versão um pouco antiga 1.6.
Sim, isso é um pouco decepcionante, pois a versão 2.2 já está dentro de vários tablets novos. Uma possível explicação para isso, como apontou o Gizmodo Australia, é que a versão 1.6 é a mais recente que o processador Intel Atom N455, de 1.66GHz, que mora dentro do ViewPad 100, pode suportar.
Já que é de uma marca relativamente desconhecida, o tablet parece bastante caro. Alguns sites especulam que ele deva custar 550 libras, ou cerca de 850 dólares. Tudo isso por SSD de 16 GB, 1 GB de RAM, Wi-Fi, GPS, Bluetooth, entrada para microSD e tela de 10 polegadas, com resolução de 1024 por 600 pixels.
Embora o ViewPad 100 não tenha jeito de matador, quem sabe outros tablets sigam seu exemplo e já saiam da fábrica com mais de um sistema? A Asus, por exemplo, ia lançar seu Eee Pad EP101TC com Windows Embedded Compact e o substituiu pelo Android. Juntar os dois poderia ter sido uma boa pedida, não?

Nenhum comentário: