sábado, 23 de outubro de 2010

AMD anuncia nova placa de vídeo



Acabou o suspense da AMD. Depois de uma semana de burburinho — que evitamos aqui para não estragar a surpresa —, a fabricante revelou sua nova geração de placas de vídeo com o lançamento da Radeon HD 6850 e da Radeon HD 6870.


O desempenho delas é comparável ao desempenho da HD 5850, mas a nova arquitetura tornou as placas mais baratas e mais econômicas (gastam menos energia). O hardware ainda será o primeiro a ter suporte à nova DisplayPort 1.2 e à nova porta HDMI 1.4a, diz a AMD.

As novidades mais relevantes de performance estão na nitidez das imagens. A primeira é o “anti-aliasing morfológico”, que consegue suavizar linhas mesmo em cenas complexas. Depois, há o filtro anisotrópico melhorado, que aumenta a qualidade das texturas em mudanças de cenas. Naturalmente, a placa dispõe de suporte ao DirectX 11 e OpenGL 4.0.

O barramento das novas Radeon é de 256 bits e cada uma tem 1 GB de memória GDDR5. A diferença entre elas fica no processamento e no preço. A 6850 tem 960 processadores stream, 48 unidades de texturização e clock de 775 MHz. Ela custa 179 dólares.



A placa Radeon HD 6870 tem 1.120 processadores stream, 56 unidades de texturização e clock de 900 MHz. O preço dela é de 239 dólares. Modelos para portáteis e uma placa mais potente, a 6900, já são esperados para os próximos meses.

Por enquanto, a AMD não deixa a agressividade só para os preços e para o desempenho das placas. A fabricante afirmou ter um estoque grande das peças pronto para desembarcar nas lojas americanas. Tais fatores provocaram uma baixa no preço da concorrente Nvidia GTX 460, que ficou em 199 dólares. A chegada da nova Radeon no nosso país ainda não é prevista, mas podemos sonhar com essa boa briga em terras brasileiras.

Nenhum comentário: