segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ARM apresenta processador para smartphones de 2.5 GHz


ARM, empresa britânica de licenciamento de inteligência para processadores, apresenta o Cortex-A15 MPCore que oferece um desempenho 5 vezes melhor quando comparado às modernas aplicações de smartphones, mantendo o mesmo consumo de energia. O Cortex-A15 pode operar até 2.5GHz com menor consumo de energia, menor aquecimento e baixo custo.  O processador Cortex-A15 já está disponível para licenciamento, sendo destinado à fabricação em 32nm e 28nm.
O processador pode ser utilizado em uma ampla gama de produtos, como smartphones de última geração, tablets, computação móveis em telas grandes, equipamentos digitais para entretenimento doméstico e produtos para infraestrutura corporativa.
O Cortex-A15 também apresenta compatibilidade total com todas as aplicações suportadas pelos outros processadores Cortex-A. Isso possibilita a imediata adoção da tecnologia pelos desenvolvedores parceiros e pelo ecossistema de softwares como Android, Adobe Flash Player, Java Platform Standard Edition (Java SE), JavaFX, Linux, Microsoft Windows Embedded Compact 7, Symbian e o Ubuntu, além de mais de 700 membros da ARM Connected Community que oferecem aplicações, ferramentas de desenvolvimento de hardware e software, middleware e serviços de desenvolvimento de soluções SoC (system-on-chip).

Tecnologia de apoio
O IP (Intellectual Property) do Cortex-A15 MPCore foi desenvolvido em conjunto com o processador para possibilitar o rápido desenvolvimento de implementações físicas avançadas, inicialmente destinadas às tecnologias de 32nm e 28nm, com planos para incluir geometrias de 20nm.
O processador também conta com outras tecnologias da ARM, como o IP do sistema "CoreLink" compatível com AMBA 4, IP do "CoreSight" para detecção de erros e rastreamento, processador gráfico MALI e um conjunto robusto de ferramentas de desenvolvimento.

Nenhum comentário: