Eleições demandam 480 mil urnas eletrônicas



SÃO PAULO - No próximo domingo, o brasileiro vai às urnas para eleger o 36º presidente de sua história.
No total, cerca de 135,8 milhões de eleitores devem votar por meio de 483 mil urnas eletrônicas espalhadas em todo o país. Desde 2000, a votação no Brasil é 100% eletrônica.

Desenvolvido por engenheiros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da Justiça Eleitoral, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, o sistema eletrônico é composto por dois terminais.
O primeiro deles fica junto ao mesário, que informa o número do título do eleitor e libera a votação. O segundo é a própria urna, equipada com uma tela de cristal líquido e um teclado numérico.
No domingo, os eleitores irão iniciar a votação apontando um deputado estadual, seguindo para um deputado federal, depois serão dois senadores, mais um governador e, por último, um voto para presidente. Segundo o TSE, o processo todo leva cerca de 1min30. No total, 1 654 políticos serão eleitos. 

Em caso de falta de energia, a votação não é suspensa. As urnas são equipadas com baterias internas que garantem autonomia de até 12h nos modelos novos e de 8h nos modelos já utilizados anteriormente.
Para esta eleição, a novidade será o voto biométrico. Cerca de 1 milhão de eleitores devem votar por meio do sistema de identificação via impressão digital. A expectativa é que a transição para o sistema biométrico esteja completa em 2018.
Após serem depositados nas urnas os votos são criptografados e armazenados em um dispositivo de memória flash, que é assinado digitalmente. Em seguida, os cartões de memória são levados até um cartório digital, de onde os dados são transmitidos via satélite ou por meio de uma rede restrita para os respectivos TREs.
Os votos para deputados, senadores e governadores serão computados pelos próprios TREs. Já os para presidente serão reenviados para a sede do TSE, em Brasília. Segundo o TSE, o sistema é capaz de processar 300 mil votos por minuto.
Segundo a assessoria de imprensa do TSE, os primeiros resultados locais já devem aparecer logo após o fim da votação, marcado para as 18h.
Depois de contados, os votos serão publicados na internet no site do Tribunal.
Para votar, o eleitor precisa levar o título e um outro documento com foto, como identidade ou carteira de habilitação. O uso de celular, máquina fotográfica e filmadora na cabine de votação é proibido. 

Comentário Administrador: O voto de cada cidadão desse País é muito importante para que o mesmo possa crescer com dignidade e de modo sustentável, votem com consciência seu voto faz a diferença.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios