A Guerra pelo Tessellation

by Danilo Alves | 21:47 in |


Vai começar mais uma nova e polêmica guerra envolvendo a AMD (ex ATI) e a NVIDIA na nova geração de hardware e dos futuros games que usarem DirectX 11, que é o uso "correto" de umas das principais features do DirectX 11, o Tessellation.

Foi postado hoje pelo site 
[H]OCP, que a NVIDIA liberou a poucos dias uma versão benchmark do jogo HAWX 2, que faz uso do Tessellation, para que os sites especializados usem em suas reviews quando forem analisar as novas placas da AMD Radeon HD 6800. No entanto, AMD mandou email aconselhando os sites especializados a não usar tal benchmark, pois supostamente geraria perda de performance, sem haver contud,o grandes ganhos visuais para o gamers.
Apesar de não ter provas de tal alegação, AMD afirmou que não vai oferecer um drive oficial para usar com tal benchmark e que ofereceu junto à Ubisoft, melhorias no uso do Tessellation afim de melhorar a performance e o ganho visual para todas as GPUs do mercado, a qual não foram implementadas na susposta versão oferecida pela NVIDIA.

Nas ultimas semana o site kitguru.net, fez uma entrevista provocativa com Richard Huddy da AMD, onde o mesmo afirmou que o benchmark sintético pago pela NVIDIA, Stone Giante, teve uma má implementação do uso do Tessallation, gerando uma perda de performance muito grande sem notáveis ganhos visuais. De acordo com Huddy, o teste poderia ter sido implementado de uma forma modesta, tendo assim um ganho visual balanceado com boa performance.

Para aumentar ainda mais a polêmica sobre o assunto, foi divulgado ontem 
papers da nova série da AMD HD 6800 mostrando que seu hardware é capaz de lidar com Tessellation, porém da forma que a companhia julga ser correta.

Essas recentes alegações por parte da AMD geraram muitas discussões entre os "gurus" por tecnologias em jogos, mas antes de cada um ter sua opinião, vamos entender o porquê de todo esse bate boca por parte da AMD.

Explicando de uma forma muito simples e resumida, o tessellation é uma técnica que permite criar modelos em 3D com detalhes mais ricos e realistas usando a geometria. Para tal recurso funcionar, os desenvolvedores atribuem dados referentes à geometria em um grupo de pixels para que tal "superficie" ganhe volume, criando assim detalhes bem mais realistas em personagens, objetos e cenários. A forma que isso é orientado pela API DirectX 11 é padrão e não pode ser burlada pela NVIDIA ou AMD, descartando assim qualquer tipo de trapaça.

O problema é a forma que o desenvolvedor faz essa implementação, que dependendo de como é feita os modelos, podem ter uma perda de performance muito alta sem que o gamer note um significativo ganho visual na imagem. E é justamente esse o ponto que a ATI está batendo na tecla, pois de acordo com ela, a NVIDIA junto aos desenvolvedores, está atribuindo uma carga desnecessária de trabalho nesses grupos de pixels, gerando detalhes geométricos que os gamers não notariam diferenças na qualidade de imagem, apesar da significativa perda de performance.

Ainda que sem nenhuma prova de qual uso aconteceu no jogo HAWX 2, existe uma questão que envolve a AMD que é sua capacidade inferior em relação à NVIDIA, em se tratando de Tessellation e que sua alegações seriam uma forma um pouco exageradas de frear o uso do tessellation nos novos jogos que usarem DirectX 11. É que a AMD teria ressalvas do uso extensivo do tessallation nos jogos, a qual seu hardware não teria tanta eficiência para suportar o uso extensivo do recurso nos personagens, cenários e objetos de uma vez, mesmo que o seu uso ocorresse nas condições que ela julga corretas.

Vamos lembrar alguns pontos chaves dessa polêmica envolvendo o uso do Tessellation nos jogos:

- Os desenvolvedores e designers iriam ser capazes de fazer um uso exagerado de tessellation, sabendo que isso poderia prejudicar as vendas de seus jogos e que limitaria a quantidade de gamers que poderia curtir tal recurso?
(Hoje temos diversos jogos que fazem uso de tessellation e em nenhum deles foam notados ou se quer, citados o uso abusivo de Tessellation.)

- Faria sentido a NVIDIA arriscar implementar tal uso exagerado do Tessellattion nos jogos, prejudicando as placas de médio e baixo custo da sua nova série, privilegiando assim apenas os consumidores entusiastas?

- Qual vai ser a posição da AMD se for comprovado que a NVIDIA fará tal uso "errado" de Tessalltion nos jogos? Ela vai ter posições firmes e vai estar disposta a enfrentar a NVIDIA para fazer o melhor uso do recurso?

Sem dúvidas o assunto polêmico é que vai gerar muito debate entre os gamers, mas antes de se fazer qualquer acusação, é bom que sejam validadas cada ponto sobre essa questão envolvendo o uso da feature Tessellation no DirectX 11, bem como realmente ela foi e vai ser usada nos jogos.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios