M11xR2 é um super netbook e um PC para games como qualquer outro



Com design invocado, configuração bem forte e uma controladora de vídeo Nvidia GT335M, o AlienwareM11xR2, da Dell, é umnetbook como nenhum outro. Sim, estamos falando de um netbook, já que sua tela oferece meras 11,6 polegadas, mas seu processador Core i7, 4 GB de memória RAM e HD e duas placas de vídeo (um chipset Intel e uma Nvidia) o colocam na briga com notebooks avançados e voltados aos gamers. Por 4.057 reais, esse netbook Alienware é voltado ao jogador que deseja levar uma máquina que rode a maioria dos jogos pra lá e pra cá.

Feito de material emborrachado e pesando 2 kg, o Alienware M11xR2 é bastante prático para ser transportado. Mesmo pesando o dobro que um netbook convencional, o modelo equivale a menos da metade da maioria dos notebooks para jogos disponíveis no mercado. Para dar conta dos jogos mais avançados com ajustes bem exigentes, o netbook conta com duas controladoras gráficas, uma Intel GMA HD e uma Nvidia GeForce GT 335M, com 1024 MB de memória DDR3 dedicada. As duas placas são controladas pela tecnologia Optimus, da Nvidia, que seleciona automaticamente qual delas será utilizada de acordo com as ações do usuário.

Um grande problema é o estágio prematuro da Optimus. O usuário não pode selecionar com facilidade, e sem uma dor de cabeça inicial, qual placa deseja utilizar, lembrando que no modelo a GT 335M só funciona com o netbook ligado à tomada. Isso é um problema, pois em jogos não tão exigentes, a interface pode selecionar a controladora Intel, fazendo com que o desempenho caia bastante. Outro problema está nos drivers. Só os oferecidos pela Dell (que estão bem desatualizados) funcionam corretamente. O usuário mais avançado que pretende rodar a versão mais atual do driver vai encontrar problemas, já que os jogos não vão rodar corretamente com ele. Nos testes do INFOlab essa foi uma das maiores complicações.




Agressivo e confortável



A tela, apesar de prática para atividades do dia a dia, como navegação na internet e aplicativos como Word e PowerPoint, é bastante desconfortável para os jogos. Sua resolução é de 1366 por 768 pixels. O teclado é bastante confortável, com teclas bem definidas e layout no padrão norte-americano. Uma das suas vantagens é a iluminação por LED, que pode ser ajustada pelo software AlienFX, uma parte do gerenciador Command Center, no qual é possível escolher as cores de todos os pontos luminosos da máquina. Ele também traz um recurso de reconhecimento de face, que pode ser ajustado pelo usuário e garantir acesso rápido e aumentar a segurança.



O netbook traz um trackpad bastante confortável, com textura que lembra a de uma colmeia (detalhe presente nos leds frontais). Os botões são macios e seu único problema é não reconhecer múltiplos toques nem apresentar uma área de rolagem, o que facilitaria as coisas na navegação web e em documentos e pastas.



Para não deixar o jogador preso à telinha e sem seus periféricos favoritos, o M11xR2 traz saída HDMI, DisplayPort, 3 USB 2.0, leitor de cartões, duas entradas P2 para fones e uma para microfone, Bluetooth e Wi-Fi no padrão n. Um detalhe que faz falta é um leitor de DVD ou Blu-ray. Pelo preço, seria bom que o netbook fosse acompanhado de uma gaveta externa, já que a maneira natural de instalar jogos é por um DVD.



Configuração forte



É quase injusto comparar o M11xR2 com outros netbooks. Sua configuração é muito superior, brigando até com notebooks médios. O processador Core i7 640M de 1,2 GHz pode ser configurado em overclock de até 2,266 GHz. Ele também conta com 4 GB de memória RAM DD3.

O modelo se comportou muito bem nos testes e é o netbook mais forte que já passou pelo INFOlab. No Sandra Lite XII ele anotou 19.000 MOPS em cálculos aritméticos. O Mobo Black 4020, da Positivo, registrou 3.770 MOPS e o X130-L, da LG, anotou 3.630 MOPS. Nos gráficos, medidos pelo 3DMark06, o Alienware atingiu 7.000 pontos, contra 154 do Mobo Black e 146 do X130-L. Para converter um arquivo WMV de 81 MB para MP4, em 320 por 240 pixels, o M11xR2 levou 90 segundos, contra 260 segundos em média dos outros modelos de netbooks.

Sandra Lite XII
Cálculos Aritméticos (em MOPS)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Alienware M11xR2
19.000

Positivo Mobo 4050 Red
3.706

LG X130-L
3.620

HP Mini 1020br
3.606


Conversão de WMV para MP4 (em segundos) 
Arquivo de 81 MB em 320 x 240 pixels
Barras menores indicam melhor desempenho geral

Alienware M11xR2
90

HP Mini 1020br
295

Positivo Mobo 4050 Red
302

LG X130-L
314


3DMark06 (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho de vídeo

Alienware M11xR2
7.000

Positivo Mobo 4050 Red
146

Asus Eee PC 1005 HA
118

HP Mini 1020br
90


Bom nos jogos



Mesmo com os problemas com a tecnologia Optimus e com os drivers, o M11xR2 rodou jogos sem muito esforço. Não foi possível jogar Crysis com a configuração no talo, mas reduzindo a qualidade no gerenciador e não exigindo tanto no antialiasing dá para manter uma boa taxa de frames e gráficos aceitáveis. No game Call of Duty: World at War foi possível jogar com as configurações no máximo sem grandes complicações. O mesmo ocorre com games menos exigentes, como Left 4 Dead.

O modelo conta com dois alto-falantes, com saídas localizadas na parte frontal inferior do netbook. Mesmo refletido, o som impressiona e possui pouca distorção. Nenhum outro modelo da categoria possui uma qualidade tão alta.

A duração de bateria deixa muito a desejar para um netbook. Com duração de 1hora e 26 minutos, ele está muito abaixo da média de 4 horas da categoria. Mas, para um equipamento para jogos ele está na média.

Duração da bateria com o Battery Eater (em minutos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Asus Eee PC 1005 HA
5h29min

LG X130-L
2h55min

Positivo Mobo 4050 Red
2h04min

Alienware M11xR2
1h26min

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios