quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Uso de internet é pequeno entre crianças

 Uso de internet é pequeno entre crianças
Segundo pesquisa, apenas 28% das crianças já tiveram contato com a web

SÃO PAULO – Pouco mais de um quarto das crianças do país já usaram a internet. Segundo pesquisa divulgada hoje pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, apenas 28% das crianças de cinco a nove anos já tiveram contato com a web.

De acordo com o relatório, a casa passou a ser o principal local de acesso das crianças. 49% delas declararam utilizar a rede de casa. As escolas aparecem como segundo ponto de acesso mais popular, com 27% das indicações, seguido das lan houses, com 17% das respostas.

Por outro lado, as escolas ainda são a principal fonte de educação tecnológica dos pequenos.

20% das crianças disseram que apreenderam a usar a informática em sua instituição de ensino. Os pais aparecem na sequência, com 16% das indicações.

“A escola é o principal local para aquisição das habilidades do computador e da internet; entretanto, o uso da internet nesse local ainda é relativamente baixo. Além de ensinar informática para as crianças, é preciso fazer com que professores e coordenadores pedagógicos incorporem o uso das TICs nos processos pedagógicos”, diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br, parceiro do NIC na pesquisa.

Dos 57% dos entrevistados que responderam ter o hábito de usar o computador, 80% disseram que o utilizam para desenhar, 64% utilizam para escrever textos e 60% utilizam para ouvir música. Na Internet, as atividades mais comuns entre as crianças são os jogos (97%) e a navegação em sites infantis (57%).
O relatório aponta ainda que o uso do celular supera o uso do computador entre as crianças - 65% delas já usaram um aparelho e 14% possuem um. O telefone móvel é usado para jogos (88%), para comunicação (64%), e para ouvir música (60%).

Nenhum comentário: