Como você imagina que sua internet Wi-Fi funciona? Com certeza não é por passe de mágica que seu computador, notebook ou celular acessam a internet sem a necessidade de fios. Muita gente sabe que a transmissão de dados é feita por ondas passando para lá e para cá partindo de um ponto e chegando até o seu computador. Esse ponto é chamado de hotspot. O sinal que parte dele viaja pelo ambiente até chegar a um pequeno chip que está instalado no seu dispositivo. E a partir daí você consegue acessar sites de redes sociais, conversar com os amigos e muito mais.
A internet sem fio surgiu no fim da década de 90, quando os computadores portáteis começaram a conquistar fatias maiores do mercado. O processo da interenet wireless parece simples, mas o usuário pode encontrar alguns problemas para o uso no dia a dia. Teoricamente, os sinais podem percorrer cerca de 200 metros em terreno livre até chegar ao celular, por exemplo, mas, nem sempre isso acontece.
Marcelo Zuffo, Professor da Poli/USP, explica que o sinal do Wi-Fi pode ser bloqueado por paredes, por elementos de madeira, portas e elementos metálicos.
Os sinais de rádio percorrem os ambientes o tempo todo. Você já imaginou que eles se propagavam por aí com esse formato? São ondas pulsantes que se espalham por todas as direções até serem captadas pelos receptores, que pode ser o do o seu notebook, por exemplo.E quer saber qual a melhor forma de posicionar o roteador wirelles para ter o máximo de eficiência do sinal?
"O ideal é ter o que chamamos da visada direta. Isso significa que o melhor é posicionar a antena Wi-Fi em um lugar em que haja conexão direta entre os elementos", diz Marcelo.
Os roteadores wireless emitem em uma frequência que não interfere no uso de outros aparelhos que usam ondas eletromagnéticas, como o seu telefone sem fio. O que não quer dizer que o telefone não possa causar problemas para o seu roteador. Outra coisa: Um roteador doméstico é capaz de suportar cerca de 15 conexões simultâneas.
"O Hotspot nada mais é que o computador completo, com memória RAM, ROM, CPU e interface de rede, para fazer a comunicação com a internet e distribuir estes pacotes na minha rede sem fio", complementa Marcelo.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios