sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Primeiro computador da Apple está à venda por 150 mil libras


Um dos poucos exemplares restantes do Apple-1, o primeiro computador desenvolvido por Steve Jobs, está a venda por 150 mil libras. A venda vai acontecer no dia 23 de novembro, na casa de leilões Christie's, em Londres. Foram lançados 200 exemplares do computador, produzido em 1976. O aparelho era o primeiro computador pessoal comercializado a vir pré-montado, porém ainda não possuia teclado ou monitor, que precisavam ser comprados separadamentes.
O exemplar a venda está montado em um gabinete de madeira e com teclado, que não fazem parte do kit original
O computador era comercializado por aproximadamente U$ 666,66, e era preciso montar algumas partes para que ele começasse a operar. Porém, diferente dos outros modelos da época, não era preciso ter habilidades com solda para finalizar a montagem do computador. Possuia processador MOS 6502 de 1 MHz, e memória de 4 Kb, expansível para 48 Kb. Também foi comercializado posteriormente um dispositvo para suporte a fitas cassete.
Pacote do Apple-1, no estilo "faça você mesmo"
O kit a venda possui ainda a caixa original, manuais e, inclusive, uma carta assinada pelo próprio Jobs, com dicas para escolha do monitor e do teclado. O computador foi desenvolvido por Jobs e Steve Wozniak, co-fundadores daApple, na garagem dos pais de Jobs.

Nenhum comentário: