terça-feira, 16 de novembro de 2010

Supercomputador mais poderoso do mundo é Chinês


O supercomputador chinês, Tianhe-1A foi considerado o supercomputador mais poderoso do mundo. Ele lidera a última versão da lista dos 500 melhores supercomputadores do planeta.
O Tianhe-1A tem um pico de velocidade de 2,57 petaflops, muito mais do que o norte-americano XT5 Jaguar pode suportar: 1,76 petaflops.A lista também revelou mudanças significativas nas tecnologias usadas para "abastecer" as máquinas e nas nações que têm os melhores supercomputadores.
Boatos de que o Tianhe-1A chegaria ao topo a lista surgiram no mês passado. Localizado no Centro Nacional de Supercomputadores em Tianjin, na China, a maior parte do poder de processamento do computador vem de chips mais comumente encontrados em placas de vídeo. Ele foi projetado para fazer simulações que ajudam nas previsões do tempo e para localizar campos de petróleo subaquáticos.
Das quatro supermáquinas que encabeçam a lista, três são construídas com base em chips de placas de vídeo. Apenas o norte-americano XT5 Jaguar, que foi empurrado para o segundo lugar pelo Tianhe-1A, é construído com chips CPU tradicionais.
Todos os 7 primeiros da lista podem suportar pelo menos um petaflop, que é equivalente a mil trilhões de cálculos por segundo.
A lista também revela que o poder dos EUA na área vem caindo. Hoje, somente metade dos 10 primeiros computadores da lista vem dos EUA, ao contrário dos anos anteriores, quando supercomputadores americanos dominavam o topo da lista.
Os EUA mantém seu posto como nação com mais supercomputadores no Top 500. A China está em segundo lugar, mas ainda tem de caminhar muito para se comparar aos EUA. O país asiático tem 42 máquinas na lista, enquanto os norte-americanos têm 275.

Nenhum comentário: