Pesquisadores da Universidade de Hong Kong demonstraram uma nova maneira de armazenar dados. Nada de unidades de disco, ou mídias ópticas: a equipe guardou o equivalente à Declaração de Independência dos Estados Unidos no DNA de oito células bacterianas.

Para realizar o experimento, os cientistas utilizaram uma colônia de
Escherichia coli, bactéria capaz de causar algumas doenças nos seres humanos, como intoxicação alimentar e infecção intestinal. Existem aproximadamente dez milhões de células em um grama de material biológico, dando espaço o suficiente para armazenar 90GB de dados,conforme a Bluesci, revista científica da Universidade de Cambridge.

Toda a informação guardada ainda pode ser encriptada, através do processo natural de recombinação genética. Gravar dados em bactérias pode trazer algumas vantagens, uma vez que algumas delas são mais resistentes do que os meios eletrônicos convencionais. É o caso daDeinococcus radiodurans, que sobrevive até mesmo a desastres nucleares.

No entanto, a técnica ainda precisa de muitos aperfeiçoamentos. A recuperação dos dados, por exemplo, exige um seqüenciador e um processo “tedioso e caro”, segundo a Bluesci. Além disso, as sequências armazenadas contêm DNA tóxico e os organismos podem sofrer mutações para tentar remover essas sequências, causando perda de dados.
Descoberta na década de 50, a Deinococcus radiodurans suporta três mil vezes mais radiação do que um ser humano

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios