sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Formato de documento 'ecológico' não pode ser impresso


Uma nova extensão de arquivo guarda suas semelhanças com o PDF, mas com um detalhe: torna impossível a impressão dos documentos. 

Trata-se do formato 
WWF, lançado pela organização de mesmo nome (World Wide Fund For Nature ou Fundo Mundial para a Natureza) para conter a impressão desenfreada de arquivos. A ideia é economizar papel e, é claro, diminuir o desmatamento.

“Todos os dias, florestas inteiras são derrubadas para fabricar papel. Papel que é usado sem sentido para imprimir documentos no mundo todo: sites, e-mails e até livros inteiros, apesar de ser fácil evitar a impressão ao salvar os arquivos como PDF”, protesta a organização no site dedicado à iniciativa. 

A WWF lembra que ainda há pessoas que imprimem os PDFs e, por isso, decidiu criar um formato “verde”, que simplesmente não pode ser impresso. “Uma ideia simples que salva árvores”, conforme a organização.

Quem quiser engajar-se na luta contra a impressão, pode fazer o download de um plugin que permite exportar os arquivos em WWF através do menu de impressão. Por enquanto, só existe em uma versão para Mac OS X, mas o site informa que uma versão para Windows chegará em breve.

Nenhum comentário: