DG News Service - Trinta e três colaboradores do OpenOffice.org estão saindo do projeto, descontentes com a atitude da Oracle para a organização e administração do projeto.

O anúncio da adesão ao LibreOffice e, consequentemente, à The Document Foundation foi feito através de carta aberta, por email, postado na lista de linguas nativas, uma lista de discussão interna do projeto OpenOffice.org.
Entre os contribuintes, que são, na maior parte, da comunidade OpenOffice.org da Alemanha, há tradutores, outros que atuam nos projetos de marketing, de garantia de qualidade e em desenvolvimento do produto. Eles vão se juntar a outros que estão apoiando a The Document Foundation, que foi fundada em setembro para dar continuidade ao projeto OpenOffice.org, agora com o nome de LibreOffice.

"Essencialmente, o projeto alemão do OpenOffice.org está quase órfão", disse Charles Schulz, porta-voz da The Document Foundation.

No inicio deste ano a Oracle adquiriu a Sun Microsystems e com isso, passou a controlar o desenvolvimento da suite de escritórios de código fonte aberta conhecida como OpenOffice.org.

A Oracle anunciou que planeja dar continuidade ao projeto, mas a transição foi marcada por forte tensão.
Citando "equívocos desnecessários", com a Oracle e uma alegada falta de orientação por parte da gigante do software, os contribuintes afirmaram que a mudança é necessária para permitir que o projeto evolua.
"Embora tenha sido salientado em diversas ocasiões que haverá colaboração a nível técnico, e as mudanças são possíveis - não há nenhuma indicação de a Oracle mudar de opinião sobre a questão da organização e gestão do projeto," escreveram os contribuintes.

O OpenOffice.org é uma consequência da suíte StarOffice, que foi desenvolvido pela empresa alemã Star Division. A Sun comprou a StarDivision em 1999 e lançou o OpenOffice.org, que foi baseado no StarOffice, em 2000. A Oracle diz que a suíte tem mais de 100 milhões de usuários.

A Oracle não comentou o caso até a publicação desta matéria. Quando a Fundação foi lançada no final de setembro, a Oracle disse que a beleza do software de código aberto "é que um fork dele pode ser criado por qualquer pessoa".
"Nossa meta para o Open Office é que ele se torne uma suíte mais amplamente utilizada. Por isso, se a TDF vai ajudar a promover o Open Office e o Open Document Format lhes desejamos o melhor", disse a Oracle em comunicado.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios