quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mapa holográfico mostra o que é 3D 'de verdade'


Uma placa de plástico medindo dois por três pés (aproximadamente 60 x 90 cm) não tem nada de especial à primeira vista. Mas basta uma luz LED incidir sobre ela para a “mágica” acontecer: surge um mapa holográfico em três dimensões, sem precisar de óculos para que se consiga ver diversas estruturas com riqueza de detalhes.

Desenvolvidos pela Zebra Imaging, os mapas mostram imagens em 3D gravadas na peça de plástico com poderosos raios laser, de acordo com o jornal The New York Times. E por mais que pareça algo possível apenas em filmes de ficção científica, esses apetrechos já têm consumidor: o Departamento de Defesa americano, que compra cada um por preços que variam entre US$1000 e US$3000.

Os hologramas podem ser vistos em qualquer posição, de forma que o visualizador possa dar voltas completas em torno dos mapas para perceber todos os seus aspectos. Conforme o site Dvice, o detalhamento é suficiente para exibir pessoas em uma perspectiva aérea e também é possível combinar várias camadas para mostrar imagens do interior das construções.

Nenhum comentário: