sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Notebooks superam desktops em vendas no Brasil

Pela primeira vez as vendas de notebooks ultrapassarm as vendas de desktops no Brasil, segundo dados preliminares da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). Foram vendidos 7,15 milhões de laptops em 2010, um aumento de 39% em relação ao ano passado. No mesmo período, as vendas dos desktops se mantiveram estáveis, com um total de 6,58 milhões de unidades em 2010. O segmento de informática deve crescer 14% em 2011, segundo estimativas da associação.
Nos demais segmentos único que registrará queda é o de telecomunicações, com um faturamento total de R$ 16,7 bilhões, queda de 9% em relação ao ano anterior. No total, a indústria produzirá 61 milhões de telefones celulares, dos quais 47 milhões destinados ao mercado interno e 14 milhões à exportação. Uma das razões para a queda na produção foi a expansão das vendas no Brasil dos smartphones, em sua maioria importados.
Para o ano que vem, a ABINEE estima um crescimento de 13% do setor, chegando a R$ 140,5 bilhões de faturamento. Os segmentos que participam da pesquisa são o de informática, equipamentos industriais, telecomunicações, utilidades domésticas, material de instalação, componentes, automação industrial e o de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Nenhum comentário: