quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Trojan ataca usuários chineses de Android


Trojan ataca usuários chineses de Android
SÃO PAULO – Pesquisadores da empresa de softwares de segurança Lookout Mobile encontraram um novo malware capaz de roubar informações pessoais do usuário armazenadas nos aparelhos com sistema operacional Android.
Inicialmente o principal alvo do Trojan, batizado de Geinimi, são os usuários chineses. O malware tem funcionalidades semelhantes das encontradas nas redes zumbi (botnets).

Os pesquisadores descobriram que o Geinimi é instalado no smartphone juntamente com o download de games, pagos e gratuitos, mas sem que o desenvolvedor do jogo tenha noção que está sendo utilizado como isca.
Eles explicam que o Trojan se comunica com um servidor central que controla remotamente o celular enviando comandos como instalar ou desinstalar um aplicativo, podendo baixar programas maliciosos no smartphone.
O Geinimi possui cerca de 10 domínios diferentes, capazes de enviar dados a um servidor remoto. As informações transmitidas incluem localização do aparelho, detalhes do hardware como dados do cartão SIM e uma lista com os aplicativos instalados.
A empresa alerta para que o usuário atente-se aos downloads que faz no celular e que sempre verifique as solicitações de permissões dos aplicativos.

Nenhum comentário: