Carro com chave inteligente pode ser crackeado

SÃO PAULO – Pesquisadores do Instituto ETH Zurich, da Suíça, divulgaram um estudo apontando que carros que não utilizam chaves podem facilmente ser cracekados.


As chaves inteligentes (keyless) estão presentes nos últimos lançamentos, especialmente de veículos de luxo, e permitem que o motorista dê partida no carro sem a necessidade de inserir a chave no contato.

O chefe do grupo de pesquisa, Professor Srdjan Capkun, teve a ideia de fazer o estudo ao adquirir um carro com esta tecnologia.


Foram analisados 10 carros de 8 marcas diferentes. E em todos os pesquisadores conseguiram entrar, sem precisar usar a força, através do sistema wireless das chaves.


O feito foi possível, pois o sistema das chaves normalmente funciona ao enviar um sinal de baixa potência do carro para a chave, o que só é possível quando um está próximo do outro.


Mas os pesquisadores conseguiram interceptar e estender o sinal, ao utilizar antenas como repetidores, trazendo como resultado a ativação da chave, mesmo sem a presença da mesma. Desta forma, conseguiram abrir as portas e dar partida no motor.


Os pesquisadores utilizaram dois sistemas. Usando um cabo até a parte de trás do carro para transmitir o sinal e outro usando sinais wireless. Capkun afirmou que as duas soluções são baratas, gerando custos de US$ 100 a US$ 1000, respectivamente.


O estudo será apresentado no Network and Distributed System Security Symposium, que acontecerá no mês que vem na Califórnia, EUA.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios