Cibercriminosos não focam mais apenas o Windows

SÃO PAULO – Um estudo anual divulgado pela Cisco aponta que os cibercriminosos mudaram seu foco ao “abandonar” o Windows como plataforma comum de ataques e visam outros sistemas e dispositivos.

O Relatório Anual de Segurança de 2010 da Cisco também revelou que ano passado foi o primeiro da história da internet a ter o número de mensagens spam reduzido.

O motivo apontado pela empresa seria o fato dos criminosos preferirem golpes melhores remunerados, como a transferência online de dinheiro, e em plataformas largamente utilizadas hoje e que ainda não possuem tanta proteção, como os smartphones.


Isto ocorre devido às mudanças nos sistemas operacionais promovidas pelos seus fabricantes, tornando os programas menos vulneráveis e mais seguros. E isto dificulta a ação dos criminosos, que optam por golpes mais fáceis.


E os smartphones e aplicativos desenvolvidos para este formato são ultimamente os mais procurados pelos criminosos para disseminar seus golpes.


Em 2010 os ataques spam sofreram uma queda, principalmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, de 2009 para 2010, houve uma queda de 47,5% no envio e recebimento de mensagens spam.

De acordo com o relatório, a queda de botnets como Waledac e Pushdo/Cutwail e os ISPs, restringiram a circulação de e-mails maliciosos nas redes banda larga.


Para não perder o lucro anual gerado pelos ataques, criminosos optam por golpes mais elaborados e que tem como foco dados bancários e financeiros, ou que explorem as “fraquezas” dos usuários.


Entre os assuntos e sentimentos mais explorados pelos criminosos para a criação de novos golpes estão os de apelo sexual, crenças, vaidade, confiança, ociosidade, compaixão e urgência.


Os criminosos também recrutam laranjas para abrirem contas em bancos, para que auxiliem a retirada ou lavagem de dinheiro. E segundo a Cisco, esta será a principal estratégia dos cibercriminosos em 2011.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios