terça-feira, 4 de janeiro de 2011

GeoHot quebra proteção do Playstation 3


GeoHot quebra proteção do Playstation 3

SÃO PAULO – O cracker George Hotz, conhecido como GeoHot, ganhou destaque há três anos quando tornou-se o primeiro a desbloquear o iPhone e conceber o jailbreak. Desta vez, o jovem de 20 anos conseguiu pela primeira vez quebrar a proteção do console Playstation 3.
GeoHot liberou em seu site os códigos que podem ser utilizados como chave para que o usuário se autentique como root, tendo acesso de administrador em todo o sistema.

Desta forma, quem usar os códigos poderá analisar como funciona o console e então poderá ter a liberdade de criar aplicativos e mesmo instalar um sistema operacional Linux. Porém, as chaves não funcionam no PS3 Slim.
Além disso, será possível também jogar jogos piratas, algo que era considerado impossível. E embora a Sony possa lançar uma atualização de firmware para impedir este destravamento, o feito de GeoHot é um marco para este console que se manteve intacto dos crackers por pouco mais de 3 anos, quando foi lançado.
Em seu blog, que agora só é acessível para convidados, GeoHot afirmou que levou 5 semanas para realizar o feito e considerou o sistema como muito seguro, sendo constituído por 5% de hardware e 95% de software.
O feito de GeoHot foi realizado no início de 2010, porém somente agora o jovem cracker liberou os códigos e os detalhes dos destravamento, com a intenção de criar uma cena PS3. A Sony, em entrevista à BBC, disse que iria investigar o fato e só se pronunciaria quando tivesse mais informações.

Nenhum comentário: