quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Microsoft aposta em Windows dentro do chip

Microsoft aposta em Windows dentro do chip
 
O CEO da Microsoft, Steve Ballmer apresenta aparelhos que trarão tecnologia SoC, onde a empresa pretende investir para a integração com sistemas operacionais, durante a CES 2011


SÃO PAULO – Antecipando seu tradicional keynote de abertura da Consumer Eletronics Show (CES), o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, anunciou em coletiva que a estrutura do novo sistema operacional Windows virá em uma tecnologia chamada de System on a Chip (SoC).

A tecnologia é a aposta da Microsoft em suportar equipamentos do futuro, que venham equipados com o SoC, arquitetura da ARM que é utilizada pela Qualcomm, nVidia e Texas Instruments.

A plataforma integraria os principais componentes de um computador dentro de um chip de silício. Este formato é bastante utilizado em dispositivos portáteis, como smartphones e tablets.

Desta forma, a Microsoft não pretende criar uma versão mais enxuta do Windows para rodar nesses aparelhos, mas sim um sistema completo e que esteja disponível para qualquer plataforma, deixando de lado o atual suporte à arquitetura x86 encontrada nos chips Intel e AMD.

O CEO argumentou que usuários de sistemas simplificados não conseguem utilizar as mesmas ferramentas que usam em seus computadores, necessitando de um aplicativo específico. A Microsoft quer que dispositivos portáteis possam rodar os mesmos programas usados em um PC.

Ballmer não citou o novo sistema como sendo o “Windows 8”, mas disse que o software já está em desenvolvimento e que a empresa está trabalhando em conjunto com diversas fabricantes de chip como AMD, Intel, nVidia, Qualcomm, ARM e Texas Instruments.


Durante a coletiva Ballmer e Michael Angiulo, vice-presidente da divisão responsável pelo Windows, apresentaram máquinas que trarão a nova tecnologia embutida como o notebook Acer Iconia e o híbrido tablet e notebook da Samsung.

Nenhum comentário: