quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pesquisador faz celular virar escuta telefônica

Pesquisador faz celular virar escuta telefônica

SÃO PAULO – Um pesquisador da Universidade de Luxemburgo conseguiu transformar um smartphone em um aparelho de escuta telefônica.


A brecha, descoberta por Ralf-Philipp Weinmann, afeta qualquer tipo de aparelho, seja com sistema Android ou um iPhone.

De acordo com Weinmann, a ferramenta resposta automática, instalada em quase todos os aparelhos, pode ser facilmente crackeada e transforma o telefone em uma escuta.


Weinmann encontrou um bug no firmware do processador baseband GSM da Qualcomm e Infineon (que são utilizados em muitos aparelhos), responsáveis por enviar e receber sinais de rádio na rede de celular.

A brecha explorada por Weinmann não se aplica a sistemas operacionais e, por ser uma falha nova e recente, ainda é de difícil execução exigindo comandos complexos.


Mas segundo o pesquisador, uma pessoa mal intencionada pode criar uma falsa antena e fazer com que o smartphone desejado se conecte a ela, permitindo que o código malicioso seja transmitido.

Este código poderia rodar no firmware, o que representaria um novo nível de ataque e que ainda não se teria uma solução.


O pesquisador irá apresentar sua descoberta no próximo mês, sob a apresentação intitulada “The Baseband Apocalypse”, durante a conferência de segurança Black Hat, que acontecerá na cidade de Washington, EUA.

Nenhum comentário: