sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Roteador BandLuxe cabe no bolso

Avaliação
7,9 /10
699 reais

nossa avaliação

prós Bastante portátil, bateria com boa duração, configuração automática de 3G e interface web simples e funcional
contras Desempenho cai muito com mais de 4 usuários
conclusão Roteador portátil para pequenas reuniões e navegação simples

ficha técnica

  • 802.11 b/g
  • 1 porta microUSB
  • 3G
  • Slot para cartão MicroSD
  • 10,5 x 6,5 x 1,6 cm
Para quem precisa de conexão compartilhada o tempo todo, seja para uma reunião de trabalho ou mesmo para cuidar do básico da vida digital, a BandLuxe apresenta o PR30, um roteador 3G para levar no bolso. Para não desapontar ele conta com uma bateria com 5 horas de capacidade, permitindo compartilhar a conexão de um cartão SIM 3G com até 4 computadores por Wi-Fi ou funcionando como um modem, por USB. A brincadeira, no entanto, não sai barata. O pequeno roteador custa 699 reais.

Se esse roteador de 10,5 por 6,5 por 1,6 centímetros for comparado a outros já testados pelo INFOlab ele não é de chamar a atenção. Mas justiça seja feita, seu tamanho diminuto e peso de 124 gramas garantem uma portabilidade excelente, tornando ele uma ferramenta interessante para reuniões onde não há conexão.

Nos testes realizados pelo INFOlab, o roteador se comportou bem na navegação e uso comum de internet. A velocidade de 21 Mbps de download não é das maiores, mas permite que um download seja realizado normalmente, ou mesmo o uso de mensageiros instantâneos, e-mail, etc. Vale lembrar que a disponibilidade de sinal do 3G será um fator determinante da velocidade que é distribuída. Ele aguentou até 4 notebooks compartilhando a conexão. Quando um quinto notebook entrou em cena, o compartilhamento de conexão ficou impraticável.

Velocidade de transmissão (em Mbps)
Média de 10 medições no Ixia Qcheck TCP Throughput
Barras maiores indicam melhor desempenho

Apple Time Capsule
72,3

Apple Airport Express
42,9

Linksys WRT160N
33

BandLuxe PR30
21


Mesmo o alvo desse roteador não ser grandes distâncias, a intensidade de sinal é muito boa, se levamos em conta seu tamanho e a antena interna, que acompanha a proposta minimalista do aparelho.



Para não vacilar o PR30 conta com uma interface web bastante simples e funcional, mas que só está disponível em inglês. Outro ponto forte é a configuração automática do 3G, que funcionou normalmente nos testes do INFOlab.

Feito em plástico preto brilhante, com acabamento branco nas laterais, o produto é elegante e pode se passar facilmente por um minúsculo HD externo. Ele conta com um visor que mostra a intensidade do sinal, bateria e 3G. Os botões, que ligam ou desligam o Wi-Fi e a alimentação de energia poderiam ser mais resistentes.

Um comentário:

Stanley morgan disse...

isso é realmente um grande recursos de roteadores

FAMO BRAZIL