segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Rumor: Apple adotará gráficos de múltiplos núcleos em seus gadgets de 2011

Já falamos de referências encontradas no iOS 4.3 e do que fontes do Engadget adicionaram sobre renovações na linha de iGadgets de 2011, mas agora são os informantes do AppleInsider que vão revelar segredos das atualizações de hardware da Apple.

Chip Apple A4

Os gráficos SGX535, usados desde o iPhone 3GS, deverão ser substituídos pela arquitetura SGX543, cerca de duas vezes mais poderosa, mas já sabíamos disso. A novidade é que o processamento será desempenhado por dois núcleos desse tipo, o que garantiria uma performance gráfica quatro vezes superior à atual e ainda poderia ser destinada a atividades de computação gerais, graças à compatibilidade com OpenCL. Dado que hoje a Apple usa um mesmo system on a chip em iPads, iPhones, iPods touch e Apple TVs, podemos aguardar grandes avanços em todos esses gadgets durante 2011.

Somando isso à informação de que o processador contará com uma estrutura ARM Cortex-A9, também de múltiplos núcleos, podemos esperar ganhos de performance brutais. Contudo, é provável que a Apple limite a performance total do hardware para otimizar o consumo de energia, então talvez ainda seja cedo demais para começar a imaginar um iPhone rodando Crysis.

Nenhum comentário: