Vírus Stuxnet veio do Ocidente,diz especialista

SÃO PAULO – Especialista em segurança afirma que o vírus Stuxnet, que atacou as instalações do programa nuclear iraniano, foi resultado da colaboração de pelo menos uma potência do ocidente e do serviço secreto de Israel.


Tom Parker, britânico que mora nos Estados Unidos, passou meses analisando o código do vírus e encontrou provas de que ele foi criado em duas etapas diferentes, segundo informações do Telegraph.

O programa malicioso foi detectado em junho; ele foi projetado para causar danos aos computadores que controlam a área de enriquecimento de urânio do Irã. O vírus chegou até as máquinas, mas não afetou as instalações.


Parker descobriu que a primeira parte do ataque foi feita por uma equipe muito talentosa; já a segunda veio de um time menos brilhante. O código escrito pelo primeiro grupo foi ativado quando o Stuxnet chegou ao seu alvo. Ele é bem complexo, bem desenhado e eficiente. Para o analista, isso demonstra o envolvimento de uma grande potência ocidental. Isso porque, além de ter expertise, é preciso ter acesso a equipamentos nucleares para testar o vírus. Por outro lado, a maneira como o vírus foi distribuído e suas funções de comando e controle, que permitem que seja alterado remotamente, possuem muitos erros e estão pouco protegidas.


Para Parker, ou os autores não se importavam se o vírus fosse descoberto, ou não sabiam que existiam técnicas para descobri-lo ou possuíam limitações, como tempo. Para o analista, isso aponta para Israel, pois há evidências de que o país seja bastante forte nesse ramo de espionagem.

0 comentários:

Apresentação!


Aproveite nosso conteúdo e informação. Possuímos um grande arsenal de vídeo-aulas administradas pelo nosso companheiro de equipe Danyel Willian, Assistente de TI, Bacharel em Sistema de Informação e certificação em ITIL FOUNDATION; e postagens para melhor prepará-lo para concursos que relacionem à área de TI.

Espero que gostem de nossas postagens e videoaulas, e que possam com nossas informações adquirir um grande desenvolvimento social e tecnológico nesta área tão requisitada atualmente no mercado de trabalho.

A Equipe Informática Inteligente agradece a preferência!


Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Equipe Informática

Equipe Informática Inteligente

Proprietário e ADM Principal

Danyel Willian

Autora - Assessora de Comunicação Digital

Júlia Medici


Autor - Técnico e Professor em TI. Formação em Administração de Empresas

Felipe Aguiar

Autor - Engenheiro da Computação

Julius Cardoso


Outros Administradores

Danilo Alves

Flávio Santos





Mural de Recados

Seguidores

Arquivo do blog

Parceiros/Concursos

Parceiros Aleatórios