segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Windows 8 aparece em slides secretos da MS

Estação Windows - Apresentação da Microsoft sobre o Windows 8
Apresentação da Microsoft: o Windows 8 está sendo desenvolvido para três formatos preferenciais de computador — PC tudo-em-um, notebook e tablet

Uma série de apresentações feitas pela Microsoft a parceiros revela como será o sistema operacional que deverá substituir o Windows 7 em 2012 ou 2013.

As apresentações trazem tarjas indicando que se trata de material confidencial de uso interno. São dezenas de slides que, supostamente, teriam sido usados pela Microsoft para apresentar o Windows 8 a fabricantes de hardware e desenvolvedores de aplicativos. Têm data de abril deste ano. Alguns dos slides apareceram primeiro na página do espanhol Francisco Martin Garcia no Windows Live, que, depois, foi removida do site sob a alegação de que tinha “conteúdo impróprio”. Mas outras trechos de apresentações começaram a emergir na internet. Não há como garantir que sejam autênticos. Alguém pode ter criado as apresentações no PowerPoint fingindo ser material da Microsoft. Mas, se for uma falsificação, ela é muito bem feita. Tanto o jargão usado com o estilo da apresentação são puro “redmondês”. Veja algumas características que estariam sendo previstas para o Windows 8.

Partida rápida — Uma combinação de logout com hibernação dará, ao usuário, a impressão de que o micro vai iniciar e desligar mais rapidamente.

Adeus FireWire — O Windows 8 terá suporte a padrões como USB 3.0 e Bluetooth 3.0. Mas a Microsoft está pensando seriamente em abandonar o padrão IEEE 1394, ou FireWire, que deixaria de ser suportado nativamente pelo Windows.

Tablet e tudo-em-um — A Microsoft está desenvolvendo o Windows 8 com três formatos preferenciais de computador em vista:
  • PC do tipo tudo-em-um (imagem abaixo)
  • Laptop
  • Tablet no estilo do iPad, da Apple
Estação Windows - Apresentação da Microsoft sobre o Windows 8

Reinstalação — De acordo com as apresentações, o Windows 8 vai ter uma espécie de “botão vermelho” para recuperação do sistema em caso de falha séria. Ele vai reinstalar o software preservando os arquivos e configurações do usuário.

Sensores — Deverá haver suporte para sensor de proximidade, acelerômetro e reconhecimento de face. Quando o usuário se aproximar do micro em hibernação, a máquina vai detectar a presença dele e ligar-se automaticamente. O login no sistema vai ser feito de forma também automática, por reconhecimento de face.

Internet Explorer 9 — A nova versão do navegador deve entrar em fase beta ainda neste ano e é provável que fique pronta em 2011. Ela é mencionada nos slides, mas é possível que, até a chegada do Windows 8, já exista um Internet Explorer 10 para substituir o 9.

Loja de aplicativos — A ideia é que o Windows 8 tenha uma loja online no estilo da App Store, da Apple, e do Windows Marketplace for Mobile, que vende programas para o Windows Phone.

3D — Haverá suporte a filmes e fotos 3D. No Windows Media Center, por exemplo, os filmes 3D poderão ser listados separadamente daqueles em duas dimensões apenas. O Windows 8 também deverá ter recursos para facilitar a integração do computador com equipamentos de áudio e vídeo.

Um detalhe que chama a atenção é que alguns slides mencionam a Apple como modelo de sucesso a ser imitado. Dá para imaginar o que vem por aí.

Fonte: http://www.infor.abril.com.br/

Nenhum comentário: