terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

33% dos usuários de smartphones sofrem riscos

33% dos usuários de smartphones sofrem riscos

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela AVG Technologies e pelo Instituto Ponemon apontou que um terço dos usuários de smartphones desconhecem os riscos de segurança relacionados ao uso desses aparelhos.


De acordo com o estudo, o principal perigo está no atual uso dos aparelhos para checar dados e transações financeiras e armazenar informações pessoais.

Entre os entrevistados 29% afirmou ser importante possuir softwares de segurança para esses dispositivos, sendo que 8% do total revelou já ter tido o smartphone infectado por algum tipo de malware.


Embora 13% dos usuários afirmaram ter rastreadores de dados instalados sem permissão nos aparelhos, 21% dos entrevistados disseram saber que este tipo de situação poderia ocorrer.


6% dos usuários também revelaram já terem sido vítimas de golpes que transmitiram seus dados pessoais e financeiros sem seu consentimento.


Estes tipos de ações sem autorização, podem levar o usuário a utilizar serviços considerados “premium”, o que pode gerar um aumento no valor final da conta telefônica.


As empresas apontam que o número de ameaças para este tipo de dispositivo tendem a aumentar a cada ano e os usuários devem se atentar aos conteúdo baixados ou acessados, e se possível utilizar apenas aplicativos oficiais ou autenticados. Também é recomendável instalar programas de segurança nesses dispositivos.


A pesquisa foi realizada com 734 consumidores proprietários de aparelhos com sistema Android, smartphones BlackBerry e iPhone.

Nenhum comentário: