quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Fábio Coelho é novo presidente do Google Brasil

Fábio Coelho é novo presidente do Google Brasil
Fábio Coelho, ex-presidente do portal iG, assume o posto vago desde que Alex Dias foi para o Grupo Anhanguera Educacional

SÃO PAULO – O Google anunciou hoje o seu novo presidente no Brasil. Fábio Coelho, ex-presidente do portal iG, assume o posto vago desde que Alex Dias trocou o gigante das buscas pelo Grupo Anhanguera Educacional.


Dennis Woodside, vice-presidente sênior do Google para as Américas, foi quem oficializou a contratação do executivo em evento com jornalistas em São Paulo. Coelho, que não estava presente, assumirá a posição a partir de 1º de março.

Alexandre Hohagen, outro que deixou o Google (era vice-presidente da empresa para a América Latina) e foi ocupar a vice-presidência de Vendas do rival Facebook na mesma região, era quem ocupava, interinamente, a presidência do Google Brasil, antes da chegada de Coelho.


O Google ainda está em busca de um executivo para ocupar o lugar de Hohagen, que pode ser alguém do próprio Google ou mesmo um profissional no mercado.

Com mais de 20 anos de experiência em posições executivas de vendas, marketing e gestão, o executivo acumula passagens por companhias de diversos setores, como telecomunicações, financeiro e varejo.


Coelho esteve à frente da presidência do iG durante 18 meses. Nesse tempo, ele  liderou uma reformulação do portal de internet, além de expandir a operação do iG para outros tipos de mídias. O executivo também presidiu o Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil).


Antes de se juntar à empresa de internet, Coelho presidiu a unidade IMV (IntelliVentures), parte da AT&T ADVERTISING SOLUTIONS, em Atlanta, EUA, onde também atuou como vice-presidente de programas de marketing e serviços para  BellSouth International.

Nessa empresa, ocupou o cargo de presidente e CEO da  BellSouth Listel, em São Paulo. Coelho também acumula passagens pela BCP Telecom, Citigroup – Banco Citibank, Quaker Oats e Gillette.

O novo presidente do Google Brasil é engenheiro civil formado, com MBA em marketing e planejamento estratégico, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de possuir CSS, Certificate of Special Studies in Business Administration pela Harvard University.

Ontem pela manhã, o iG confirmou a promoção de Pedro Ripper, diretor de novos negócios, para a presidência do portal justamente no lugar de Fábio Coelho.


Facebook acelerou o processo


A saída de Alexandre Hohagen para o concorrente Facebook é apontada como fator determinante para que o Google agilizasse a contratação de um novo presidente para a sua operação no Brasil, país que a maior rede social do mundo tem dado atenção especial, uma vez que é dos poucos mercados que ainda não é líder. No Brasil, o Orkut é a rede de relacionamento mais popular.


Segundo dados da ComScore, o Orkut conta com 43 milhões de usuários no país, contra apenas 9,5 milhões do Facebook, mas a velocidade de crescimento do Facebook no mercado nacional impressiona. A audiência da rede social praticamente dobrou no Brasil em dois anos, enquanto o número de usuários que acessa o Orkut no país recuou em mais de 40% no mesmo período. No mundo, o Facebook exibe 596 milhões de usuários contra 85 milhões do Orkut.

Nenhum comentário: