domingo, 20 de fevereiro de 2011

Vírus usa 'transmissão ao vivo' do Big Brother Brasil como isca


Como em toda época de Big Brother Brasil, cibercriminosos voltam a utilizar a falsa oportunidade de ver o programa pela web como isca para contaminar computadores de usuários. O alerta foi feito pela Symantec, empresa de segurança, no dia 1° de Fevereiro e, possivelmente esteja perdurando até hoje.


O falso site contém a seguinte mensagem: “Em [nome de uma marca], Big Brother Brasil ao vivo. Atenção: faça o login ao lado e veja.” Quem colocar os dados, terá as informações roubadas.Segundo a empresa de segurança, essa não é a primeira vez que usuários mal intencionados utilizam esse tipo de tática. Na edição passada, ataques de phishing (caracterizados pelo roubo de informações da vítima) também foram frequentes.
Os ataques de phishing, geralmente, utilizam assuntos que estão em pauta na mídia para chamar a atenção do usuário despercebido. “No caso do Big Brother Brasil, embora a pornografia não tenha sido parte do site de phishing, a estratégia foi dar aos usuários a esperança de ver vídeos adultos exibindo os participantes do programa”, diz a Symantec.
Para evitar esse tipo de ataque, é recomendável que o internauta não clique em links suspeitos em mensagens de e-mail, evite fornecer informações pessoais ao responder e-mails ou em telas de pop-up.


Reprodução/Symantec
Print tirada do site malicioso

Nenhum comentário: