terça-feira, 22 de março de 2011

A evolução da wikipedia: Conheça o Qwiki

imagem


Como seria a evolução da Wikipedia? Essa evolução já existe e se chama Qwiki. Hoje iremos falar sobre essa incrível ferramenta, que promete revolucionar a forma com que consumimos informação na internet.

Qwiki é um projeto iniciado por uma startup americana que oferece um serviço digno de um filme de ficção científica. O site funciona como uma enciclopédia audiovisual, permitindo que seus usuários consumam a informação de uma maneira completamente diferente: através de imagens e áudios.

Como ele funciona?
O Qwiki se encarrega de interpretar os artigos da Wikipedia e gerar uma mini apresentação com imagens, vídeos, gráficos e até mesmo uma narração com voz de robô. Tudo isso é gerado automaticamente pelo computador e não requer a intervenção de ninguém.



O conteúdo da narração e da legenda utilizada nas apresentações do Qwiki denuncia o uso do Wikipedia como fonte de consulta. Mas fugindo dos longos textos da enciclopédia virtual, o Qwiki apresenta apenas as informações mais importantes dos verbetes, prezando bastante pela duração e pelo ritmo o que promove uma experiência de uso e aprendizado bastante confortável.

Visualmente, no entanto, a engine do Qwiki constroí seus vídeos em tempo real, buscando referências de imagens, vídeos e gráficos em sites como o próprio Wikipedia, o Fotopedia e até o Flickr. E essa é uma das grandes sacadas do site: justamente por não ser um vídeo pré-produzido e armazenado em algum lugar, o Qwiki se mantém visualmente atualizado sem exigir servidores gigantes.

Acesse agora mesmo e tire suas conclusões: http://www.qwiki.com

Nenhum comentário: