quinta-feira, 31 de março de 2011

Google Maps esquece de renovar licença na China

Google Maps esquece de renovar licença na China
Período para pedido de licença vence amanhã; governo chinês diz que ainda não recebeu formulário


SÃO PAULO - Mais uma vez, Google e China travam uma queda de braço pela manutenção – ou não - de um serviço da empresa no país com o maior número de usuários do planeta. Desta vez, a disputa parece mais um imbróglio do que um desentendimento, diferente de episódios anteriores.


Até ontem, o Departamento Estadual para Controle de Cartografia e Mapas da China ainda não havia recebido do Google o pedido para autorização do Maps no país. Caso o pedido não seja entregue até amanhã, o Maps poderá enfrentar restrições a partir do dia 1 de julho, quando o prazo da licença atual expira.

Em junho do ano passado, a China anunciou que passaria a expedir autorizações aos serviços de mapa online interessados em atuarem no país. Segundo o CNET, até o mês passado, 105 sites já haviam recebido a autorização, entre eles, Baidu, Nokia e China Mobile.


De acordo com a Bloomberg, o Google preferiu não comentar se já enviou ou não o pedido.


Sempre frágil, a relação entre Google e China sofreu outro pequeno abalo na semana passada, quando engenheiros da empresa acusaram o governo chinês de bloquear o Gmail. Antes, o Google já havia ameaçado deixar o país devido a

Nenhum comentário: