quinta-feira, 28 de abril de 2011

5 antivírus para celular e por que você precisa deles

Acessar a internet sem um antivírus para proteger o computador é sabidamente um suicídio digital. As ameaças ao PC são tantas, tão variadas e tão criativas que quase ninguém pensa em dispensar a ajuda de um software de segurança. No caso dos celulares, essa nunca foi uma preocupação séria, mas com dados e serviços cada vez mais importantes se acumulando nos aparelhos, isso vai mudar, com certeza–a dúvida é saber quem vai te proteger.
A maioria das grades empresas de segurança – leia-se Trend Micro, McAfee, Symantec, AVG e Kaspersky – já tem uma solução para mobile, mas o que levar em conta ao escolher que produto vai usar?
A primeira coisa que você precisa saber é que uma solução de segurança para celular é completamente diferente de uma pra desktop ou notebook. Por exemplo, enquanto, de acordo com a Symantec, há mais de 286 milhões de malwares para computador, há cerca de 1000 para celulares, diz a Kaspersky. Por outro lado, é muito mais fácil perder um smartphone (e assim deixar seus contatos, mensagens e chamadas expostos) do que um desktop.
Então, quando falamos de segurança móvel, o mais importante é proteger seus dados pessoais e sua privacidade, assim como evitar que sua linha seja indevidamente usada. Na prática, portanto, os antivírus são relegados a um segundo plano e outros recursos, como bloqueio remoto e exclusão de dados, ganham mais relevância.
Veja abaixo algumas soluções de segurança para celular e faça sua escolha:
Kaspersky Mobile Security
Recém-lançado, o aplicativo da russa Kaspersky é provavelmente a mais completa das opções. Tem antivírus, proteção em tempo real (verifica novos arquivos e aplicativos), rastreamento por GPS ou Wi-Fi, bloqueio e exclusão de informações remotos, modo de privacidade (apenas esconde contatos, mensagens e chamadas), lista negra de números (bloqueia chamadas e mensagens) e SIM Watch (avisa quando o chip é trocado, fornecendo o novo número).
No programa, tudo pode ser feito por SMS, com comandos muito simples. Ele é compatível com Android, BlackBerry, Symbian e Windows Mobile, embora algumas versões sejam mais limitadas.
O software é gratuito para testar (7 dias) e custa $9,95.

Trend Micro Mobile Security
Disponível apenas para Android (também há um versão para Symbian e Windows Mobile, mas voltada para empresas), é o mais barato dentre os pagos. Depois do trial de 30 dias, a licença anual sai por apenas $3,99. Tem anti-phishing, proteção de downloads, controle parental além de filtro de ligações e mensagens indesejadas.

AVG Mobilation Antivirus Free e Pro
A empresa, que tem um dos mais populares antivírus gratuitos para desktops e notebooks, oferece uma versão gratuita e uma paga para celulares e tablets Android. No Antivirus Free, o usuário pode escanear os arquivos e configurações (ele detecta ajustes que possam deixar o aparelho vulnerável), eliminar tarefas que deixem o sistema lento, rastrear o telefone por GPS, fazer backup dos dados e bloquear o celular remotamente.
A versão Pro, que custa $9,99, também oferece exclusão de dados (por SMS ou online) e a opção de escrever uma mensagem que aparece na tela de bloqueio.

Norton Mobile Security Beta
Mais um aplicativo compatível apenas com Android, agora com o selo da Symantec.
Conta com anti-phishing, rastramento por GPS, bloqueio e exclusão de informações remotos, filtro de SMS e ligações e proteção anti-malware.
Ainda está na versão beta, portanto é gratuito.

Nenhum comentário: