quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ações da Apple são rebaixadas pela Nasdaq

Ações da Apple são rebaixadas pela Nasdaq
Reformulação do índice Nasdaq-100 fez com que o peso dos papeis da Apple na bolsa eletrônica recuassem 7,7%


SÃO PAULO – Uma reformulação da Nasdaq no índice Nasdaq-100, formado pelas 100 maiores ações de empresas não financeiras negociadas na bolsa, vai reduzir o peso dos papeis da Apple na bolsa eletrônica.


A participação das ações da companhia de Steve Jobs, que atualmente representa 20% no índice, vai passar a 12,3%. A mudança entrará em vigor a partir de 2 de maio

A alteração foi motivada pelo aumento excessivo dos preços das ações da Apple, que subiram mais de quatro vezes nos últimos dois anos. A medida visa alinhar o peso de cada companhia dentro do índice à realidade de seu respectivo valor de mercado.


Hoje os papeis da Apple são avaliados em aproximadamente US$ 300 bilhões, contra 183 bilhões de dólares do Google e uma participação cinco vezes menor no índice em relação ao peso da Apple.


A reformulação deixará o gigante das buscas com um peso de 5,8% no índice, ainda bem atrás da Maçã, cujo porcentual estará mais próximo da realidade da diferença de valor de mercado, segundo avalia a Nasdaq.


Além da companhia de Steve Jobs, outras 81 empresas sofrerão redução em seus pesos na bolsa eletrônica, enquanto 18 terão crescimento. A Microsoft é uma delas, com a sua participação decolando de atuais 3,4% para 8,3%.


Mesmo com a queda de 7,7 pontos porcentuais, a Apple seguirá líder.

Nenhum comentário: