quinta-feira, 28 de abril de 2011

Chrome Os






Um notebook completamente otimizado para a web, essa é a aposta do Google com o sistema Chrome OS, que já chegou na Infolab para testes.


O pequeno notebook preto CR-48 (único protótipo existente), que traz só uma porta USB, uma entrada para fones, leitor de cartão SD e uma saída D-Sub traz o Chrome como sua única interface. Tudo o que pode ser feito é associado a uma janela do navegador, seja exibir um arquivo de pendrive ou do cartão SD. A máquina tem um HD pequeno, com o propósito de armazenar o sistema e poucos arquivos temporariamente.

Ao ligar o notebook, processo que demora só 9 segundos, o usuário se depara com uma tela de login. Nela é possível escolher entre um usuário anônimo ou associar sua conta do Google. Se esse for seu caminho, todas as suas informações, bookmarks e complementos do navegador já serão importados, além de todos os seus contatos de Gtalk.
Como a única visão existente na máquina é o Chrome, foram incorporadas funções ao navegador, como abas para configuração de mouse e teclado, gestão de usuários, configurações de rede, nível de bateria e data e hora.


Cada “área de trabalho” é na verdade uma janela do navegador. O usuário pode abrir quantas janelas forem necessárias. Para alternar entre elas, basta executar o tradicional Alt+Tab.

Essa versão do Chorme OS conta ainda com uma Shell bastante limitada pelo Google, para acessá-la o usuário deve pressionar Ctrl+Shift+T. Uma janela com as raízes de pastas e arquivos pode ser acessada pelo atalho Ctrl+O. O visual é bastante limpo e graficamente limitado. Não há nenhum aplicativo instalado.

.

Nenhum comentário: