terça-feira, 19 de abril de 2011

Clarion, o maior e o mais bem guardado Segredo dos Desenvolvedores Profissionais


Olá Concurseiros e Programadores? Tudo bem com vocês? Venho aqui para apresentar-lhes uma das mais práticas linguagens de programação, o Clarion. Mas se ela é tão boa assim, porque nunca ouvimos falar dela? Eis a questão! Ela é uma das melhores, mas ainda é muito desconhecida por muita gente. Por este motivo, irei apresentá-la a vocês através de um artigo do programador William Souza do iMasters, ao qual achei bem interessante. Espero que ela o ajude no mercado de trabalho, onde as empresas começam a adotá-la como principal linguagem.

Clarion nada mais é do que um ambiente de desenvolvimento que roda em 3.x, 95, 98 e NT e produz robustas aplicações com alta perfomance para Windows e Web podendo ser em 16 ou 32 bits.

Quais Banco de Dados acessa?
Na verdade, o Clarion acessa qualquer tipo de Banco de Dados, incluindo Cliente/Servidor.

Um pouco mais sobre Clarion
Bom, não quero ser um puxa saco desta linguagem, mas desde que obtive o contato com ela, não encontrei uma outra parecida, ou que chegue a ser semelhante a esta, devido à sua portabilidade e facilidade no desenvolvimento. Não que deixe você programador meio mal acostumado, não, tudo bem que as telas e maioria dos códigos a própria ferramenta poupa você, mas você pode interagir em cada ação. A vantagem maior que eu encontrei é a fácil mudança de um Sistema, acho que não entendeu né?
Tentarei ser mais claro, vamos supor, você desenvolveu um Sistema gigante para uma empresa de carro, só que ela quer ter o mesmo para Web, onde ela possa acessar e ver estatísticas, consultar os clientes, as vendas do dia, pois bem, como você faria em outra linguagem? Lembre-se, não estou desvalorizando nenhuma, todos sabemos que cada uma tem seus prós e contras.Em algumas palavras para trás, deixei você refletindo um pouco sobre um Sistema de uma empresa de carro, já achou a resposta?
Tá, agora eu irei te falar como você fará no Clarion. Basicamente, em apenas alguns cliques, você mudará todo o modo de trabalho do mesmo Sistema, utilizando o mesmo código, isso mesmo que você leu, o mesmo código, iremos apenas adicionar uma template que fará com que o Sistema seja convertido para Web. Fácil, né? Agora você irá se perguntar, como? Eu te respondo, é a evolução das linguagens. Uma das maiores vantagens que eu percebi no Clarion é a possibilidade de você transformá-lo em qualquer tipo de aplicação, sem ter que mexer em uma linha sequer do código. N ão pense que é só por ser uma linguagem desconhecida que não é boa, irei mostrar a você ao longo do tempo o que esta pode fazer.

Facilidade de Desenvolvimento
Uma pergunta a todos vocês: quanto tempo você leva para desenvolver uma aplicação?
Um exemplo melhor, quanto tempo você demoraria para fazer um programa que apenas cadastre os clientes? Considerando que o Banco de Dados já esteja criado, levaremos aproximadamente 15 segundos, utilizando Clarion. Não acreditou, né? Eu sei, já previa isso, mas é a pura verdade.

Informações Avançadas (Referência: http://www.portaldaprogramacao.com/artigos2.asp?n=106

Nenhum comentário: