sexta-feira, 8 de abril de 2011

Lenovo tem teclado para centrais de mídia


As centrais multimídia, computadores ligados à TV e outros dispositivos, estão se tornando cada vez mais comuns. Além de diversos modelos dedicados a essa função, como o Zotac Zbox e o Positivo Mini Fit, há também as famosas gambiarras, além dos notebooks com saídas HDMI. Todos, no entanto, oferecem a mesma deficiência: controle confortável à distância. A Lenovo pretende acabar com as dificuldades de controle com o Mini Wireless Keyboard N5901, um pequeno teclado em forma de T que apresenta um TrackBall preciso e confortável. Por 269 reais ele pode controlar qualquer máquina, desde que o sistema operacional seja o Windows.

Com o pequeno teclado, que inicialmente parece ter um formato estranho, fica fácil de digitar algo no PC do sofá, navegar pela internet, escolher pastas e arquivos, carregar legendas em vídeos, etc. E não se preocupe em ficar longe. O alcance dele passa dos 20 metros em um ambiente sem paredes. Para se comunicar com o computador o pequeno utiliza sinal de rádio na faixa de 2,4 GHz. Não é necessário instalar nenhum programa específico ou driver. O Windows (XP ou superior) identifica o teclado automaticamente. Seu layout, no entanto, deve ser alterado para uma digitação correta. O padrão do N5901 é o US (inglês internacional).

Mesmo seu formato não sendo dos mais ergonômicos, ele é prático para uma navegação breve e as tarefas próprias de uma central de mídia. Ele também é bastante leve. Seu peso de 126 gramas não nos incomodou. A parte superior tem acabamento em plástico preto brilhante, a superfície traseira tem plástico fosco com textura que lembra borracha e faz as mãos suarem com o uso, mas deixa a pegada confortável.

O N5901 é alimentado por um par de pilhas do tipo AAA (palito), que são inseridas na parte traseira do aparelho. Entre as pilhas há um espaço para guardar o adaptador USB, que consideramos muito útil para o transporte e para evitar perdas, já que ele é muito pequeno. Não é só o adaptador que é pequeno, o aparelho como um todo segue a mesma linha. As dimensões do produto são: 13,6 por 12,6 por 2,8 centímetros.

Não há preço oficial da Lenovo. O valor de 269 reais é da loja WAZ.

Nenhum comentário: