sexta-feira, 1 de abril de 2011

Loja do Chrome é maior que a da Apple




Mesmo com todos os seus problemas, a loja de aplicativos Chrome Web Store, do Google, supera a Mac App Store, da Apple, em número de aplicativos.

O iOS continua a ultrapassar de longe o Android em quantidade de programas disponíveis para download gratuito ou compra. Só que o cenário é bem diferente no universo dos computadores – e Steve Jobs não deve gostar nem um pouco dessa história. De acordo com um levantamento feito pelo site ChromeOSApps.org, a Chrome Web Store, que entrou no ar em dezembro, soma 3.981 aplicativos, contra 2.225 na Mac App Store, no ar desde o início de janeiro. A diferença de quantidade entre as duas é de 79%.

Segundo o site, a Apple perde para o Google na categoria Games. São 842 disponíveis para o Chrome contra 646 na loja do Mac. Nesse caso, a diferença é bem menor, de 35%. O estudo feito pelo ChromeOSApps.org não é nem de longe isento, uma vez que o site vive da divulgação dos aplicativos para o navegador.

De um ponto de vista mais científico, também é complicado comparar as duas lojas. No caso do Mac, os programas são instalados no PC. O browser do Google traz apenas aplicativos na nuvem, e muitos dos que estão disponíveis já existiam – não passam de links para serviços como Gmail, Google Reader, Google Maps, Evernote, Aviary Advanced Image Editor e outros. Se desconsiderarmos o software online que já existia antes de a Chrome Web Store ser anunciada, é provável que os desenvolvedores tenham criado muito mais programas para a Mac App Store.

Nenhum comentário: