quinta-feira, 7 de abril de 2011

O novo Nokia X5-01



A Nokia colocou na rede há alguns dias um vídeo muito bem feito em que mostra o processo de criação do seu tipo, o Pure, à moda antiga. Tradicionalismo por tradicionalismo, a fabricante parece não ter abandonado os velhos tempos na fabricação de smartphones. Ao menos no resultado final, como mostra o X5-01 que acaba de chegar ao INFOlab.

O aparelho não tem nada de novo, salvo sua construção física que é, no máximo, incomum. Todo quadrado, ele desliza um teclado Qwerty por trás da tela. As teclas e os botões abaixo do painel são o ponto alto da interface do X5-01.

A tela mesmo não é destaque. Com apenas 2,6 polegadas, ela se salva apenas pela resolução de 320 x 240 pixels que cai bem para seu tamanho. No painel, os ícones do Symbian ficam bem definidos. Sim, o aparelho usa o conhecido sistema operacional que, na versão 9.3, apresenta pouco para confrontar os populares Android ou iOS.



Aplicativos como Facebook e YouTube já vêm embarcados no aparelho e funcionam com a rede 3G ou Wi-Fi. Ele tem porta microUSB e entrada para cartões microSD com suporte a até 32 GB. Sua memória interna é de míseros 200 MB. O processador é um ARM de 600 MHz e a câmera é de 5 MP com flash de LED integrado — um ponto forte na lista.

Já à venda no Brasil, o aparelho pode ser encontrado numa média de 550 reais desbloqueado. O X5-01 vem nas cores preto, rosa, azul, amarelo e roxo.

Nenhum comentário: