quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vendas de PCs têm queda de 3,2% no primeiro trimestre

computador
Nos três primeiros meses de 2011 foram comercializados 80,56 milhões de computadores em todo o mundo, o que representa uma queda de 3,2% em relação ao mesmo período de 2010. Os dados fazem parte de um relatório divulgado pela IDC e o qual aponta que esse foi o primeiro período de resultados negativos para o setor, contabilizado desde o final da recente crise internacional.

Entre os fatores que contribuíram para esse declínio, a IDC cita que está uma postura mais conservadora das empresas e dos consumidores finais, um aumento no preço das commodities e dos combustíveis, além dos reflexos das crises políticas no Oriente Médio e o recente terremoto no Japão.

Ainda de acordo com o relatório, os usuários estão cada vez mais criteriosos na hora de comprar um novo computador. Assim, o sucesso dos fabricantes de computadores vai depender, cada vez mais, de comprovar o valor dos equipamentos, em vez de apenas oferecer especificações técnicas.

Em relação aos fabricantes, no primeiro trimestre, a HP se manteve na primeira posição do ranking de vendas mundiais de PCs, seguida por Dell, Acer, Lenovo e Toshiba.

Entre os principais fornecedores de computadores, o maior declínio nas vendas, de 15,8% - em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior – foi contabilizado pela Acer. Enquanto que a Lenovo apresentou a melhor performance, ao crescer 16,3%. 

Nenhum comentário: